14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RASTREAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DO USO DO SCORED NO DIA MUNDIAL DO RIM DE 2017 EM SANTARÉM-PA

Fundamentação/Introdução

Pensando em atingir a população geral, em 2006, "World Kidney Day" surgiu, graças a uma iniciativa conjunta da "International Society of Nephrology" e da "International Federation of Kidney Foundations". O "Dia Mundial do Rim" procura conscientizar a todos sobre a importância dos rins para a saúde geral e reduzir a frequência e impacto da doença renal e problemas de saúde a ela associados em todo o mundo. A cada ano um tema principal é lançado e retratam os alvos dessa iniciativa

Objetivos

Estabelecer o perfil dos participantes e identificar, através do SCORED (que avalia idade, sexo, histórico de anemia e doença cardiovascular, presença de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, insuficiência cardíaca congestiva, doença circulatória em membros inferiores e proteinúria ao EAS) possíveis portadores de Doença Renal Crônica a fim de orienta-los a buscar atendimento especializado.

Delineamento/Métodos

Foi realizado um estudo descritivo, transversal, quantitativo, no qual foi aplicada uma entrevista baseada em um questionário padronizado (SCORED) aos 45 participantes do Dia Mundial do Rim, realizado pela Liga Acadêmica de Nefrologia e Transplante do Oeste do Pará em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Resultados

Das 45 pessoas que responderam ao questionário, 30 eram mulheres (66,6%) e 15, homens (33,4%). A maioria dos participantes tinha menos de 50 anos (46,6%). 31,1% dos participantes afirmaram ter anemia, 33,4% e 17,7%, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes, respectivamente. Além desses, 8,8% afirmaram já ter sofrido um ataque cardíaco e 15,5%, proteinúria. 8,8% afirmaram ter Insuficiência Cardíaca e 24,4%, doença vascular em membros inferiores. Quanto ao sexo, observou-se que mulheres têm uma probabilidade maior de ter DRC que homens, já que 53,33% das mulheres receberam um provavelmente sim contra 26,57% dos homens que receberam o mesmo resultado. A Hipertensão Arterial Sistêmica mostra-se um importante ponto a ser considerado, pois 80% (n=12) dos que possuem hipertensão receberam um “provavelmente sim” para doença renal. Dos entrevistados diabéticos, 75% recebeu um “provavelmente sim”. Dos que possuem proteinúria, 71,4% (n=5) receberam um “provavelmente sim”.

Conclusões/Considerações finais

Observa-se que 44,4% (n=20) obtiveram pontuação maior ou igual a 4, o que configura como um indivíduo passível de ter IRC. Demonstrando a importância da realização de campanhas educativas, como o Dia Mundial do Rim, para chamar a atenção da população os perigos da doença renal.

Palavras Chaves

Doença renal; Dia Mundial do Rim, Prevenção

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Maristella Rodrigues Nery da Rocha, Miguel Rebouças de Sousa, Karine Leão Marinho, Alana Ferreira de Andrade, Gabriel da Costa Soares