14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DE UM CASO DE MIELOMA MÚLTIPLO DO TIPO NÃO SECRETOR PRODUTOR DE CADEIAS LEVES LAMBDA ISOLADAS

Fundamentação/Introdução

Introdução: As gamopatias são doenças associadas à proliferação clonal de células plasmáticas secretoras de imunoglobulinas. Essa secreção é homogênea tanto na eletroforese como na imuno eletroforese e são as moléculas de imunoglobulinas intactas ou incompletas. O distúrbio das céuulas plasmáticas com proteínas monoclonais incluem o mieloma múltiplo, a gamopatia monoclonal de significado indeterminado, a macroglobulinemia de Waldeström, a crioglobulinemia e a amiloidose primária. O mieloma múltiplo representa cerca de 10% das neoplasias hematológicas, sendo mais comum no sexo masculino e na raça negra. Os principais marcos da doença são: gamopatia monoclonal, anemia, dor óssea, hipercalcemia, e insuficiência renal. O exame utilizado é a eletroforese de proteínas em que na maioria das vezes o componente M aparece como um pico alto e base estreita na faixa gama, alfa, ou alfa-2, e quanto maior a dosagem desse componente, pior o prognóstico.

Objetivos

Objetivo: Apresentar um relato de caso de difícil elucidação diagnóstica na prática da clínica médica tendo como resultado a determinação do mieloma múltiplo do tipo não secretor de imunoglobulinas e produtor de cadeias leves isoladas.

Delineamento/Métodos

Não há pois se trata de um Relato de Caso.

Resultados

Descrição de caso: LRSP, feminino, 60 anos, apresentando dor óssea em arcos costais bilateralmente, dificuldade de deambular e anemia. Para investigação foi realizada TC demostrando calota craniana e ossos longos livres. Da tétrade do MM a paciente apresentava hipercalcemia, anemia normocítica e normocrômica, lesões osteolíticas em arcos costais direitos e esquerdos, asa de ilíaco direito e em T10, entretanto não apresenta sinais de lesão renal e nem de insuficiência renal tendo uma creatinina de 0,6mg/dL, o que é bem abaixo do esperado em pacientes com mieloma múltiplo. Foi realizada uma biópsia de medula óssea cuja imunofixação demostrou a presença de cadeias leves lambda. Já a eletroforese sanguínea verificou níveis normais das mesma sem a ocorrência do pico característico da doença demonstrando que se tratava de um mieloma múltiplo do tipo não secretor.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Com esses dados foi fechado o diagnóstico de caso raro pois o MM de cadeia leve representa apenas 16% dos casos sendo a cadeia leve kappa mais encontrada numa proporção de 2:1 em relação a cadeia leve lambda. O MM não secretor também não é comum sendo visto somente em 3% dos diagnósticos.

Palavras Chaves

mieloma múltiplo; cadeia leve lambda; mieloma não secretor.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Isabela Barreto de Souza Almeida, Carlos Alberto Viana Vieira Júnior, Lais Riscado Saldanha, Bruna Gonçalves de Carvalho, André Barbosa Ferreira