14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Hemotórax atraumático à esquerda como manifestação de dissecção de aorta descendente DeBakey III

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: O hemotórax é manifesto em menos de 10% dos casos dos pacientes diagnosticados com dissecção de aorta.

Objetivos

Objetivos: Destacar a importância de se realizar diagnósticos diferenciais em hemotórax à esquerda com diagnóstico e tratamento precoces, diminuindo a morbimortalidade em pacientes com dissecção de aorta.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Paciente de 65 anos, masculino, branco, deu entrada no serviço de emergência com dor em dorso há 5 dias com irradiação para região torácica anterior à esquerda em fisgada, de moderada intensidade com dispneia aos médios esforços, astenia e febre não aferida há 3 dias. Nega traumas. Antecedentes patológicos: hipertenso há 15 anos com tratamento irregular, sem outras comorbidades. Na admissão encontrava-se em bom estado geral, sem sinais de choque. Ausculta pulmonar: murmúrios vesiculares abolidos e frêmito toracovocal diminuído em terço médio e base esquerda. Exames laboratoriais: hemoglobina 10,5 g/dL; leucócitos 27.000/mm³; PCR 62,92 mg/L. Radiografia de Tórax com desvio do mediastino para direita, com opacidade até terço médio à esquerda, sinal de DamoIseau e proeminência de arco aórtico. ECG e enzimas cardíacas normais. Diagnóstico inicial de pneumonia adquirida na comunidade com derrame parapneumônico, sendo submetido a toracocentese diagnóstica que apresentou líquido pleural hemorrágico/exsudativo. Tomografia Contrastada de Tórax e Abdome apresentava dissecção de arco aórtico que se estendia pela aorta descendente até bifurcação das artérias ilíacas, classificando-a em Standford B e DeBakey III. Pequeno derrame pericárdico. Volumoso derrame pleural heterogêneo à esquerda com atelectasia compressiva.

Resultados

Resultados: Diagnosticado com hemotórax secundário à Dissecção de Aorta Toracoabdominal. Foi realizado tratamento endovascular com liberação de endoprótese abaixo da origem da artéria carótida esquerda e drenagem torácica com saída de 1.400mL de sangue. O paciente manteve-se sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório até estabilização do quadro e condições de alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Os diagnósticos diferenciais para hemotórax neste caso incluíam Embolia Pulmonar, Neoplasia e Dissecção de Aorta. A taxa mortalidade desta última cursa com 1% por hora nas primeiras 48 horas e 75% em até duas semanas. O diagnóstico e tratamento precoces garantiram a sobrevida do paciente, diminuindo a morbimortalidade.

Palavras Chaves

Derrame pleural; Hemotórax; Dissecção de Aorta; Aorta descendente; Endovascular.

Área

Clínica Médica

Autores

Alexandre Lukas Reis Marreiros, Lorma Strey Nogueira de Lima, Juliana Carvalho Botelho, Wérika Fernandes de Lima, Luciano de Castro Teixeira