14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Íctero-hemorrágica secundária a Leptospirose complicado por Hemorragia alveolar : um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Zoonose causada pela espiroqueta do gênero Leptospira, a Leptospirose é um importante problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e frequentemente subdiagnosticada. O caso relatado ilustra a forma hemorrágica pulmonar, complicação com alta mortalidade.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome íctero-hemorragica por leptospirose complicada com hemorragia alveolar.

Delineamento/Métodos

Trata-se um estudo observacional descritivo do tipo relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 29 anos, internado em hospital terciário com febre, dispneia, icterícia, dor abdominal,vômitos, perda ponderal de 15kg e queda progressiva do estado geral há 10 dias. Referia contato com ratos e com água de chuva 2 semanas antes do quadro. Os exames laboratoriais evidenciavam colestase com hiperbilirrubinemia direta, aumento de enzimas hepáticas e canaliculares, hemodiluição, leucocitose e trombocitopenia de 28.000. Iniciado Piperacilina+Tazobactan para foco pulmonar e realizadas as seguintes sorologias: HAV-IgG indeterminado, HBeAg não reagente (NR), AntiHBcIgG NR, AntiHBcIgM NR, HBsAg NR, anti-HCV NR, anti HIV 1 e 2 NR e Leptospirose IgM (1ª amostra) NR. No 7º dia de internação, evoluiu com piora da dispneia e dessaturação e foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Admitido consciente, ictérico 2+/4, desidratado 3+/4, taquipneico (38 incursões por minuto), saturação de oxigênio de 96% em máscara 5L O2/min. Na ausculta respiratória, murmúrio vesicular diminuído bibasal e com roncos difusos. A tomografia de tórax evidenciava múltiplos focos de condensação pulmonar e derrame pleural bilateral. Diante o quadro,foi aventado Leptospirose com hemorragia alveolar. Fora descalonado antibiótico para Ceftriaxone 2g/dia por 10 dias e repetida sorologia para leptospirose, IgM positiva, confirmando o diagnóstico. Paciente recebeu alta da UTI após 3 dias, estável clinicamente. Em reavaliação ambulatorial, 20 dias após a alta, paciente assintomático, exame físico inalterado e com radiografia de tórax dentro da normalidade, evidenciando recuperação da hemorragia alveolar.

Conclusões/Considerações finais

A Leptospirose é uma zoonose prevalente em países com saneamento básico e serviços de saúde precários. A sintomatologia varia desde quadro febril autolimitado até sua forma mais grave, a íctero-hemorrágica, cuja alteração mais frequente é a hemorragia alveolar. O relato traz a discussão sobre a complicação pulmonar da doença, com boa resposta terapêutica, caso de grande interesse acadêmico.

Palavras Chaves

Leptospirose; pulmão; hemorragia alveolar; insuficiência respiratória aguda

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Urgências de Goiânia - Goiás - Brasil

Autores

Letícia Nogueira Dias, Marielly Christina Dos Santos, Bruna Borges Lamounier, Talita Ramos De Alencar Silva, Luana Maria Rabelo