14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paralisia diafragmática bilateral pós cirurgia de revascularização do miocárdio: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: A paralisia diafragmática bilateral (PDB) é uma complicação extremamente rara que ocorre muitas vezes por lesão dos nervos frênicos após cirurgia cardíaca. Sua prevalência foi estimada por alguns estudos como sendo inferior a 1% na população mundial. Deve sempre se suspeitar de PDB em paciente no pós-operatório cardíaco, no qual se é difícil realizar o desmame do ventilador mecânico ou em quem a reintubação é necessária devido a insuficiência respiratória.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de PDB atribuída a lesão do nervo frênico bilateralmente durante cirurgia de revascularização miocárdica, bem como demonstrar uma possível medida terapêutica não cirúrgica, baseado na conduta adotada para o presente caso.

Delineamento/Métodos

Descrição do Caso: Trata-se de paciente, masculino, 62 anos, ex-tabagista, que apresentou quadro de infarto agudo do miocárdio em parede inferior, necessitando posteriormente realizar cirurgia de revascularização. Evoluiu no pós-operatório com infecções respiratórias recorrentes e dificuldade do desmame da intubação orotraqueal. Após retirada da mesma apresentou-se taquidispneico, com movimentação paradoxal do tórax na posição supina, mas eupneico quando sentado e em repouso, sendo confirmada PBD após realização de ultrassonografia. A única terapêutica clínica que apresentou melhora efetiva foi a introdução da ventilação com pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP). Tal opção promoveu melhora importante e gradual da capacidade respiratória do paciente, de modo que após alguns meses de terapia, o próprio começou a referir redução dos episódios de ortopnéia, bem como retorno da capacidade de dormir em decúbito, alegando necessitar do aparelho de CPAP apenas em ocasiões esporádicas.

Resultados

Descrito juntamente com o tópico "Delineamento/Métodos" na coluna anterior, visto que trata-se de um trabalho do tipo relato de caso.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Diante do exposto e levando em consideração a experiência adquirida com este caso em particular, podemos sugerir que a CPAP apresenta-se como uma possível medida terapêutica clínica para os pacientes com PDB que evoluem com recuperação débil e insuficiente da função respiratória, de modo que esta terapêutica pode vir a propiciar melhora substancial da qualidade de vida destes pacientes, evitando-se em alguns casos a realização de métodos invasivos, como plicatura diafragmática.

Palavras Chaves

Palavras-Chave: paralisia diafragmática bilateral; pressão positiva contínua das vias aéreas; procedimentos cirúrgicos cardíacos, complicações; tratamento.

Área

Clínica Médica

Autores

Geraldo Antônio Roni Neto, Victor David Fonseca, Guilherme Mesquita Elias Batista Soares, Gabriella Maciel Fiamoncini, Peixoto José Maria