14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E LABORATORIAL DE PACIENTES INFECTADOS PELO HIV E COM NEUROTOXOPLASMOSE ATENDIDOS NO CTA/SAE DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Fundamentação/Introdução

A Neurotoxoplasmose (NT) é considerada uma das infecções oportunistas que acometem indivíduos com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A NT é uma causa prevalente de distúrbios neurológicos importantes, sendo particularmente grave naqueles com imunossupressão significativa e que não fazem qualquer profilaxia.

Objetivos

Descrever o perfil clínico, laboratorial e sociodemográfico dos pacientes infectados pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) e com Neurotoxoplasmose acompanhados por um ambulatório.

Delineamento/Métodos

O estudo é descritivo, transversal quanto ao momento do tempo (2016) e de natureza quantitativa. Foram analisados 31 prontuários de pacientes ativos do ambulatório do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE do município de Santarém - PA, maiores de idade, infectados pelo HIV e com diagnóstico de NT. Para a coleta de dados utilizou-se uma ficha contendo as informações sociodemográficas, clínicas e laboratoriais. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva, por meio do programa BioEstat 5.0.

Resultados

Encontrou-se predomínio do gênero masculino (80,64%), da etnia parda (93%) e do estado civil de solteiro (70,37%). A idade média dos pacientes foi de 38,74±9,27 anos, o tempo médio de diagnóstico para HIV foi de 50,67±43,09 meses, para o uso da terapia antirretroviral foi de 48,35±43,74 meses e para o diagnóstico de NT foi de 51,96±42,89 A principal forma de diagnóstico para a NT foi pela internação hospitalar (87,09%). A maioria dos pacientes estavam com linfócitos TCD4+ (75,87%) e carga viral (67,85%) dentro dos valores adequados. Na análise do perfil hematológico e bioquímico, revelou-se parâmetros com predomínio dos pacientes dentro dos valores aceitáveis, para hemoglobina (70,83%), leucócitos (91,30%), plaquetas (90%), glicose (78,57%), LDL-c (92,30%). No entanto, triglicerídeos (60%) e HDL-c (62,50%) predominaram valores inadequados. Dentre as manifestações clínicas, as mais frequentes foram cefaleia (20,19%), a febre, tontura e hemiparesia (12,50% cada), e as sequelas decorrente da neurotoxoplasmose apresentadas pelos pacientes foram a hemiplegia (9,67%), hemiparesia, dislalia, epilepsia e amnésia temporária (6,45% cada) que mais predominaram.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que os pacientes infectados pelo HIV e com NT estudados, na sua maioria, apresentam valores elevados de triglicerídeos e baixos de HDL-c, bem como, cefaleia e hemiplegia, esta como sequela principal.

Palavras Chaves

Neurotoxoplasmose; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Perfil Clínico; Perfil Laboratorial.

Área

Clínica Médica

Autores

Sofia Dosares Batista Silva, Camila Louise Barroso Teixeira, Isabela Christo Alves Campos, Miguel Rebouças Sousa, Luiz Fernando Gouvea Silva