14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Anomalia de Ebstein: achado incidental em paciente com Acidente Ofídico

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Anomalia de Ebstein corresponde a fixação errônea das cúspides valvares da valva tricúspide, produzindo deslocamento inferior da mesma para dentro do ventrículo direito. Sua ocorrência é rara, correspondendo a 1% de todas as cardiopatias congênitas.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar um caso de um paciente que de maneira incidental foi diagnosticado com Anomalia de Ebstein.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Informações obtidas por entrevista com o paciente, revisão do prontuário e de literatura.

Resultados

RESULTADOS: Paciente A.O.C, 11 anos, pardo, procedente da zona rural de Buritis-RO, deu entrada no Hospital de doenças tropicais vítima de acidente ofídico por botrópico em membro inferior esquerdo. Foi encaminhado ao Hospital Infantil com queixa de algia local moderada e edema +3/+4. Ao exame físico observou-se ritmo cardíaco irregular, com presença de desdobramento de B2. Foi solicitado radiografia de tórax em PA, a qual demonstrou uma cardiomegalia e ecocardiograma evidenciando Anomalia de Ebstein importante com insuficiência tricúspide. Na história pregressa o paciente referiu dispneia a grandes esforços. O paciente foi acompanhado e encaminhado para realização de valvuloplastia em centro especializado.

Conclusões/Considerações finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A apresentação clínica da Anomalia de Ebstein é variável conforme a gravidade das alterações anatômicas e dos defeitos associados. Pacientes com alterações discretas podem ser assintomáticos e ter diagnóstico incidental na adolescência ou na idade adulta. Alguns pacientes podem apresentar dispneia aos esforços, insuficiência cardíaca direita, palpitações ou síncope. O diagnóstico precoce desta anomalia é de grande importância visto que há um potencial cirúrgico individualizado para cada paciente. Além disso, em determinadas situações, se já houver uma longa evolução da doença, o desfecho pode ser fatal. Por isso é de grande valia o enfoque no exame físico completo de cada paciente para que não passe desapercebido alguns achados clínicos que servem de auxílio e direcionamento para o diagnóstico de diversas doenças.

Palavras Chaves

PALAVRAS CHAVES: Anomalia de Ebstein, Cardiopatia Congênita, Insuficiência Valvar , Insuficiência Tricúspide, Valvuloplastia

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Sao Lucas - Rondônia - Brasil, Hopital de Base Ari Pinheiro - Rondônia - Brasil

Autores

Mariana Silva Santos, Isabela Andrina Ribeiro Silva Habib, Sayanne Quirino Ferreira, Thayane Vidon Rocha Pereira, Ana Paula Oliveira