14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paramixoma Peritoneal Como Causa de Ascite Mucinosa - Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

O pseudomixoma peritoneal é um carcinoma de baixo grau de malignidade, lentamente progressivo, sem metástases por vias hematogênica e linfática, porém letal, quando não tratado adequadamente. Caracterizado pelo acúmulo de muco dentro da cavidade abdominal e pélvica, os tumores primários geralmente estão no ovário ou apêndice, podendo acometer outros órgãos. Os sintomas mais comuns são aumento de volume abdominal, desnutrição, dor e obstrução intestinal. Os exames de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) podem ser sugestivos e a confirmação é feita por estudo anatomopatológico. As taxas de sobrevidas em 5 e 10 anos são de 75% e 60%, respectivamente. O principal tratamento é a ressecção cirúrgica da lesão, tendo melhores desfechos a combinação da operação citorredutora com a quimio-hipertermia, utilizando mitomicina C a 42 graus.

Objetivos

Descrever um caso de pseudomixoma peritoneal que se apresentou como ascite mucinosa, alertando para esse diagnóstico diferencial.

Delineamento/Métodos

Homem, 67 anos, com queixa de aumento progressivo de volume abdominal há 6 meses associado à perda de 7 quilos. Apresentava dores abdominais difusas, constipação intestinal e desconforto respiratório. Comorbidades prévias: diabético, hipertenso, tabagista e internamento recente por trombose venosa profunda em membro inferior esquerdo. Os exames laboratoriais revelavam anemia microcítica e plaquetose. Demais exames sem alterações. A ultrassonografia evidenciou fígado de dimensões reduzidas, heterogêneo, com aumento de ecogenicidade periportal, além de ascite volumosa. Realizada paracentese que evidenciou líquido ascítico com consistência gelatinosa e presença de grumos acastanhados. No estudo do líquido, encontrou-se um Gradiente de Albumina Soro-Ascite 0,33, com celularidade predominante de mononucleares e Adenosina Deaminase (ADA) normal. A tomografia do abdome mostrou uma volumosa ascite que comprimia as alças intestinais, centralizando-as. O paciente foi submetido a uma videolasparoscopia com biópsia do peritôneo, sendo drenado 7 litros de ascite mucinosa, avermelhada e grumosa.

Resultados

A histopatologia confirmou pseudomixoma peritoneal. Após o diagnóstico, foi encaminhado a Oncologia para conduta terapêutica.

Conclusões/Considerações finais

O pseudomixoma peritoneal é uma neoplasia com altas chances de cura, mas de difícil diagnóstico pela sua rara ocorrência. Portanto, deve ser sempre aventada no diagnóstico diferencial de pacientes com ascite mucinosa.

Palavras Chaves

Paramixoma peritoneal, Ascite mucinosa, ascite volumosa, Hepatopatia, Líquido ascítico gelatinoso, ascite avermelhada, ascite gelatinosa

Área

Clínica Médica

Autores

Ilka Rocha Florêncio Rodrigues, Larrisa Ingrid Frazão Vasconcellos, Filipe Mateus Oliveira de Lima, Artur de Sousa Medeiros, Moara Maria Silva Cardozo