14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ESTENOSE MITRAL REUMÁTICA GRAVE EM GESTANTE E SUAS COMPLICAÇÕES: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A cardiopatia reumática representa 52% das cardiopatias na gestação, sendo que a estenose mitral é o acometimento mais frequente. A incidência das complicações é relacionada diretamente à gravidade da valvopatia.

Objetivos

Relatar o caso de uma gestante diagnosticada com estenose mitral grave durante a terceira gestação, a fim de demonstrar a importância do adequado manejo da doença, devido alta mortalidade materno-fetal.

Delineamento/Métodos

Os dados foram coletados no prontuário médico.

Resultados

Gestante, 26 anos, com 26 semanas e 3 dias de gestação, procurou atendimento médico com quadro de dispneia súbita, dor torácica e hemoptise. Ao exame físico, apresentava-se taquicárdica, taquipneica, sudoreica, hipotensa, com crepitações difusas, sopro diastólico em foco mitral e edema de membros inferiores. Realizado ecodopplercardiograma, que evidenciou estenose mitral grave compatível com acometimento reumático, com área valvar de 0,6 cm². Evoluiu com parada cardiorrespiratória e foi submetida à valvuloplastia mitral por balão. Durante a internação, apresentou paralisia do olhar conjugado e heminegligência esquerda, com exames de imagem sugestivos de acidente vascular encefálico isquêmico (AVCi) cardioembólico e hemodinâmico. A paciente evoluiu com febre e mioclonias, sem foco de infecção aparente. Após a ampliação do espectro dos antimibrobianos e início de anticonvulsivante, teve persistência da febre, apresentou rash cutâneo, eosinofilia e neutropenia, sendo suspeitado síndrome de Dress. A hemocultura evidenciou crescimento de Pseudomonas aeroginosa e o ecodopplercardiograma transesofágico sugeriu laceração valvar, mas excluiu vegetação ou abscesso. Com 31 semanas de idade gestacional, constatou-se morte fetal. A paciente teve alta hospitalar 50 dias após a admissão, em uso de anticoagulante, neuroléptico e Penicilina Benzatina. O ecodopplercardiograma realizado um ano depois, demonstrou área valvar de 1,9 cm² com regurgitação moderada.

Conclusões/Considerações finais

A febre reumática é a causa mais frequente de cardiopatia no adulto jovem no Brasil e suas complicações podem ser evitadas através do tratamento e profilaxia secundária, realizada após o diagnóstico. A paciente do relato foi diagnosticada apenas durante a gestação, momento em que esteve mais vulnerável a complicações, devido alterações hemodinâmicas associadas a um aumento da pressão capilar pulmonar, precedido pelo aumento da pressão intra-atrial.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Atenas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Larissa Aparecida Pereira da Silva, Ana Lívia Felippe da Silva Pasqua, Estevão Tavares de Figueiredo, Wesley Lobo Costa Júnior, Dayane Quintino Vasconcelos