14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE COMPRESSÃO MEDULAR COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DO LINFOMA NÃO-HODGKIN: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Os linfomas não-Hodgkin (LNH) constituem um grupo de neoplasias muito heterogêneo, podendo derivar da proliferação clonal de linfócitos T e B, sendo que em pacientes HIV positivos o risco de LNH está aumentado em mais de 100 vezes, um fenômeno que está relacionado à imunodepressão na fase AIDS. A compressão medular ocorre em 10 – 15% dos pacientes com metástases na coluna e apenas 5% das lesões são intradurais.

Objetivos

Relatar caso de paciente HIV positivo com LNH e síndrome de compressão medular.

Delineamento/Métodos

Paciente 42 anos portador da síndrome da imunodeficiência adquirida diagnosticada em 2004, em uso de TARV, internado no Hospital João XXII com quadro clínico de paraparesia progressiva de membros inferiores associada à dorsalgia, perda sensitiva em nível (T4) e distúrbios esfincterianos. Submetido à punção liquórica à admissão que evidenciou hiperproteinorraquia, leucorraquia e VDRL positivo (1/128). Recebeu tratamento inicial para neurossíflis sem que houvesse melhora do quadro clínico à admissão.

Resultados

Realizada RNM de coluna torácica que evidenciou lesões expansivas intradurais extramedulares comprometendo a coluna torácica e lombar com compressão do cordão medular e das raizes emergentes relacionadas, sugestivas de disseminação leptomeningeas. Associadas também lesões nodulares difusas em corpos vertebrais sugerindo disseminação leptomeningea e óssea. Paciente foi submetido à biópsia de coluna torácica com resultado anátomopatológico de neoplasia pouco diferenciada de pequenas células. A imunohistoquímica evidenciou linfoma não hodgkin de pequenas células B. O paciente apresentou piora clínica importante evoluindo à óbito antes do inicio do tratamento oncológico.

Conclusões/Considerações finais

O comportamento multissistêmico dos LNH faz dessas patologias um diagnóstico diferencial de grande relevância na prática clínica. A compressão medular maligna é uma emergência oncológica grave e que frequente requer um imediato reconhecimento e tratamento para alívio da dor e preservação das funções neurológicas.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Marcelo Rocha Scaramussa, Marina Costa Leite, Luana Dias