14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pneumonia Redonda em adulto: um diagnóstico atípico em uma unidade de pronto atendimento

Fundamentação/Introdução

A pneumonia redonda, também chamada pseudotumoral ou pneumonia organizada, é uma apresentação radiológica típica de crianças e rara em adultos. A fisiopatologia ainda não foi completamente elucidada, mas acredita-se tratar de uma forma precoce de apresentação da pneumonia lobar e segmentar comumente encontrada em adultos. A importância é que a imagem pode ser confundida com uma neoplasia maligna, com risco de atraso na instituição da antibioticoterapia.

Objetivos

Relatar um caso de pneumonia redonda em um adulto jovem previamente saudável.

Delineamento/Métodos

O PACIENTE PROCUROU O SERVIÇO SOB LIVRE DEMANDA TENDO SIDO TRIADO COMO ATENDIMENTO NÃO PRIORITÁRIO. A SUSPEITA DIAGNÓSTICA FOI COLOCADA DURANTE PRIMEIRA CONSULTA MÉDICA. INICIOU-SE O TRATAMENTO E POSTERIORMENTE FOI REALIZADA BUSCA ATIVA PARA CONTROLE RADIOLÓGICO NA UNIDADE.

Resultados

Paciente, sexo masculino, 21 anos, procurou a unidade de pronto-atendimento com febre de início há 3 dias, tosse produtiva e dor pleurítica em terço inferior de hemitórax esquerdo. Negava comorbidades, tabagismo, etilismo, outros vícios ou perda ponderal. No exame físico, havia ausculta pulmonar normal e ausência de sinais de toxemia. O laboratório mostrou leucocitose com desvio para esquerda. A radiografia de tórax mostrou hipotransparência compatível com massa em base esquerda de formato ovalado, bordos bem definidos e regulares, aspecto típico da pneumonia redonda e confirmado por tomografia de tórax. Iniciou-se levofloxacino, com melhora clínica e radiológica.

Conclusões/Considerações finais

O quadro clínico da pneumonia redonda é normalmente inespecífico, podendo cursar com febre aguda, tosse, dispneia e dor pleurítica. É comum haver leucocitose com elevação da proteína C reativa. O principal agente etiológico é Streptococcus pneumoniae, mas outros microrganismos podem ser isolados, incluindo o Mycobacterium tuberculosis. A apresentação radiológica clássica ocorre por uma lesão hiperdensa (TC) ou hipotransparente (Rx), de bordos regulares, formato frequentemente ovalado ou de fato redondo. No entanto, é comum também a apresentação como massa ou nódulo único. Estima-se que somente 1% dos casos de pneumonia em adultos tenham esta apresentação radiológica. O diagnóstico da pneumonia pseudotumoral é, em última análise, de exclusão, fazendo diagnóstico diferencial com carcinoma broncogênico, teratoma ou abscessos. No caso apresentado, a forma aguda associada a exame físico e laboratorial sugestivos de infecção, bem como a melhora completa com antibióticos, foram definidores do diagnóstico.

Palavras Chaves

Pneumonia; tosse; radiografia de tórax; doença pulmonar

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CAIO ALVES, JULIANA FERNANDES, KARLA TASSARA, FELIPE MARINHO, RONALDO GISMONDI