Perfil de atendimentos em 12 meses da Unidade de Suporte Avançado do SAMU num município de médio porte do Oeste da Bahia
INTRODUÇÃO: A pesquisa investigou o perfil dos atendimentos realizados pela Unidade de Suporte Avançado (USA), composta pelo Médico, Enfermeiro e Condutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de um município de médio porte do Oeste da Bahia num período de 12 meses.
OBJETIVOS: evidenciar os tipos de ocorrências mais frequentes, descrevendo as suas características, perfil dos usuários e encaminhamentos.
METODOLOGIA: trata-se de um estudo quantitativo, de campo, baseado em uma série histórica, exploratório/descritivo, após análise de todas as fichas de ocorrências da USA entre Maio de 2016 e Junho de 2017, totalizando 564 fichas.
RESULTADOS: dos 564 atendimentos, 266 casos (47%) foram de origem traumática, 152 (27%) transferências intermunicipais e 130 casos (23%) decorrentes de casos clínicos, em menor número vieram os casos obstétricos e psiquiátricos; 71% dos usuários do serviço estavam conscientes no momento da ocorrência; 58% dos atendimentos foram do sexo masculino; 291 (51%) casos compreenderam pacientes com idade entre 20 e 59 anos, seguidos de 13% de pacientes com mais de 60 anos de idade; 104 óbitos (18%) foram compreendidos entre estes 564 atendimentos da USA. A média de atendimentos por mês compreendeu 47 casos, sendo o mês de Agosto com mais ocorrências (55) e o mês com menos ocorrências o de novembro (37). As ocorrências traumáticas mais frequentes foram: acidente motociclístico, acidente automobilístico, queda, ferimento por arma branca e ferimento por arma de fogo. As ocorrências clínicas tiveram como principais acometimentos: mal-estar, síncope, hipertensão arterial sistêmica, convulsão, inconsciência e embriaguez.
Conclusões: O estudo mostrou o perfil de atendimento e epidemiologia dos casos atendidos pela unidade avançada, aquela que comporta o atendimento Médico direto. O fato do município de quase 100 mil habitantes não portar um hospital geral, contribuiu para a grande quantidade do uso da ambulância para transferência de pacientes graves para o município com hospital geral há aproximadamente 100km, deixando a cidade sem a cobertura da unidade de suporte avançado. Chama a atenção a quantidade e predominância dos atendimentos por trauma, evidenciando a exposição, principalmente da população masculina, às causas externas, sobretudo os acidentes com moto e carro. O levantamento mostrou a importância do SAMU 192 na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, detalhando as ocorrências por tipo, subtipo, sexo e idade.
SAMU; Emergência; USA; Urgência;
Clínica Médica
Universidade Federal do Oeste da Bahia - Bahia - Brasil
Rhamon Oliveira Lacerda, Eduardo Pereira Soares Júnior, Matheus Neiva Garcia, Maria Luiza Rigo Maynard, Aliny Grippe Motta