14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO PROFILÁTICO NA MIGRÂNEA CRÔNICA USANDO TOXINA BOTULÍNICA

Fundamentação/Introdução

Migrânea é uma afecção comum em todo território mundial, de suma importância na prática do neurologista e médicos generalistas, principalmente pela sua característica de ser debilitante e ter um grande impacto social. Uma das formas de migrânea é a crônica, em que o doente experimenta dor na maioria dos seus dias. Nesses casos, o tratamento profilático apresenta uma grande melhora da qualidade de vida do paciente, porém, a maioria dos tratamentos profiláticos atuais apresenta um perfil de efeitos adversos alto, que limita seu uso.

Objetivos

O objetivo desta revisão de literatura é discutir o uso da toxina botulínica como tratamento profilático da migrânea crônica.

Delineamento/Métodos

Para essa discussão foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema em bases de dados nacionais e internacionais. Foram analisados artigos do período de 1993 a 2014, incluindo artigos que fossem relevantes ao tema e fossem liberados ao acesso (free article).

Resultados

Os resultados obtidos pelos estudos analisados demonstraram a eficácia e a segurança da toxina botulínica para migrânea crônica. O uso da toxina reduziu os números de episódios migrânea. O efeito benéfico começou no início da quarta semana e continuou em todos os pontos até a semana 24. Em adição, o uso da toxina reduziu a frequência de dias com dor, dias com dor severa ou moderada, horas cumulativas de dor durante os dias de crise, episódios de migrânea e uso de triptanos, durante a semana 24

Conclusões/Considerações finais

A migrânea crônica é uma doença prevalente não só no território brasileiro, mas também em todo território mundial, representando na grande maioria dos casos um importante fardo na vida dos pacientes, causando-lhes um grande impacto nas atividades básicas da vida diária como lazer, trabalho e relações sociais, gerando um grande declínio da qualidade de vida e produtividade.
Dentro das várias opções para o tratamento preventivo estão diversas classes de medicamentos, tais como antidepressivos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, bloqueadores dos canais de cálcio, antagonistas serotoninérgicos e toxina botulínica.
A toxina botulínica representa uma importante alternativa para o tratamento profilático da migrânea crônica, pois apresenta um alto perfil de segurança e tolerância e um baixo perfil de efeitos colaterais, que nas outras classes de medicações usadas representam, com grande frequência, causa de abandono e não tolerância do tratamento.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

LIDIO ALMEIDA LACERDA NETO, THYESKA ZÓCOLI HONORATO, MARCELO SANTOS