14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sindrome do coração partido: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Paciente, feminina, 76 anos, viúva, aposentada, natural e residente do Rio de Janeiro. Da entrada na emergência dia 21/04 por volta de 20 h , com queixa de dor de forte intensidade em quadril. Durante o atendimento na emergência, a filha da paciente relatava que a mãe havia sofrido, há 10 dias, uma queda da própria altura por um escorregão na cozinha, já havia ido em outra emergência onde realizou um raio x de quadril que, segundo a filha, o médico que a atendeu disse não ter nada. Retornou pra casa com analgésicos e há 3 dias a dor piorou deixando a paciente acamada. No dia 21/04 a tarde a dor estava insuportável , o que a fez procurar a emergência. Ainda na emergência , enquanto a filha relatava o quadro, a paciente inicia um quadro de dor torácica em aperto de forte intensidade que irradiava para o pescoço. Foi realizado ECG e rota de MNM, além de hemograma completo e bioquímica e raio x tórax. Logo em seguida aos primeiros exames, foi solicitado um ECOTT e chamado o serviço de hemodinâmica, além de uma vaga em centro de terapia intensiva. Foram feitas medidas terapêuticas para SCA como : morfina/ nitrato/ dupla antiagregação plaquetária/ Clexane / estatina, com melhora parcial da dor.
No exame físico, a paciente mantinha se acordada e orientada, especificando muito bem a dor torácica. Estava com certo cansaço e foi necessário colocá- la em macronebulização de O2 a 3L/min. Tinha RCR 2 T BNF sem sopros e os pulmões estavam limpos. ABD e MMII: ndn

Objetivos

Relato de caso

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

Troponina : 0,44 → 0,67 → 0,71 mcg/ml
Mioglobina: 188 ng/ ml
Lactato: 3,36/Leuco: 14700 com 3% bt/ Pla: 288000
Gaso: pH: 7,4 pO2: 110 pCO2: 36 HCO3 21 BE: 1 SatO2: 98%
Raio X tórax: apresentava congestão leve
ECOTT: AE: 3,2/ VEd 78,6 e VEs 16,2 (volumes)/ FE: 79,2%. Acinesia dos segmentos médios, apicais e ápice. Contratilidade preservada nos segmentos basais. FE estimada em 35% pelo método Simpson. Leve hipertrofia da porção basal do septo, sem repercussão hemodinâmica. VD normal. Sem sinais de HAP. Veia cava inferior de calibre e variação respiratória normais. Valvas senis. Pericárdio normal.
Cate : TCE: livre de lesões obstrutivas/ ACDA: longa, recorrente, livre de lesões obstrutivas. Ramos diagonais livres./ ACCX: livre de lesões obstrutivas. Ramos marginais livres./ ACD: Dominante, livre de lesões obstrutivas.
Conclusão: Arterias coronárias normais

Conclusões/Considerações finais

Miocardiopatia induzida por estresse que causa uma desordem segmentar no ventriculo esquerdo com artérias coronárias normais.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Flavia Cassini Cunha, Amanda Velten