Tuberculose Pleural - Relato de Caso
Introdução: O Brasil concentra 80% de todos os casos mundiais de tuberculose (TB) e dentre as formas extrapulmonares, a TB pleural é a mais comum em adultos HIV soronegativos. A infecção desencadeia uma reação imunológica de hipersensibilidade granulomatosa à micobacteria ocasionando inflamação das pleuras, cujo diagnóstico baseia-se principalmente na identificação do agente M. tuberculosis no exame direto ou na cultura de líquido ou de fragmento de tecido pleural, assim como na presença de granuloma específico na análise histopatológica do mesmo.
Objetivo: O objetivo deste relato é descrever uma situação clínica relevante e que deve ser lembrada no atendimento de adultos com sintomas respiratórios.
Descrição do Caso: Paciente L. F. S., 35 anos, sexo feminino, referindo tosse seca, dispneia, dor torácica ventilatório dependente, calafrios, lombalgia e urina turva de início há 10 dias. Nega perda ponderal e febre. Procurou o pronto atendimento (PA) no dia 12/06/17, diagnosticada cistite e pneumonia - radiografia (RX) de tórax com derrame pleural (DP) à direita - prescrito ciprofloxacino. Retornou ao PA dia 15/06 mantendo tosse e dor ventilatorio dependente, feita tomografia computadorizada (TC) de tórax com moderado DP à direita, consolidação pulmonar subpleural no lobo médio, tendo alta com levofloxacino. No dia 20/06 retornou mantendo sintomas, RX de tórax evidenciando aumento do DP, internada para propedêutica. Ausculta pulmonar abolida em terço médio-inferior de hemitórax direito.
Exames laboratoriais sem evidências de infecção, BAAR negativo, sorologia negativa para HIV. Realizada nova TC de tórax: acentuado DP e consolidações atelectásicas/restritivas do parênquima pulmonar à direita, mais volumoso comparado ao exame prévio. Submetida à pleuroscopia com pleurectomia, decorticação e toracostomia no dia 24/06, achados de DP com encarceramento pulmonar e achados típicos de TB pleural, colhidas culturas e biópsias pleurais. Analise do liquido pleural compatível com TB pleural e biópsia evidenciando pleurite crônica granulomatosa com necrose caseosa e com pesquisa positiva para BAAR. Paciente apresentou melhora clínica após procedimento. Iniciado esquema tuberculostático e orientada a manter acompanhamento ambulatorial.
Conclusão: Por tratar-se de uma patologia de alta prevalência em nosso meio, a TB pleural deve constar entre os diagnósticos diferenciais em pacientes com quadro agudo ou subagudo de tosse seca, dor pleurítica, febre, calafrios e dispneia.
tuberculose pleural, derrame pleural, Mycobacterium Tuberculosis
Clínica Médica
Hospital Vila da Serra - Minas Gerais - Brasil
LORENA ROCHA DIAS MACHADO, FERNANDA FERREIRA MARQUES, RAFAELLA XAVIER PIETRA, THREICY MAYARA GODINHO GUERREIRO, MAURICIO ANTONIO BATISTA OLIVEIRA