14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Doença de Kawasaki pós vacina contra influenza, um relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Doença de Kawasaki (DK) é uma vasculite aguda, multissistêmica, que acomete, preferencialmente, artérias de médio calibre, mas pode acometer também vasos de pequeno calibre. Essa inflamação pode ter origem autoimune ou infecciosa, podendo causar edema e necrose da musculatura, formação de aneurismas, estenoses e formação de trombos, além de muitas outras conseqüências sistêmicas.

Objetivos

Relatar o caso de Doença de Kawasaki pós vacinação contra Influenza de uma paciente atendida no serviço de pediatria do Hospital Municipal de Governador Valadares - MG.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente, com 2 anos e 2 meses de idade, sexo feminino, parda, apresentou febre há uma semana após vacina contra Influenza. O quadro evoluiu para exantema escarlatiniforme de tronco e membros e conjuntivide bilateral não exudativa indolor, quando foi internada em ambiente hospitalar. Paciente se encontrava anictérica, acianótica eupnêica, apresentava língua frambosiforme, fissuras e eritema labial, palmar e plantar. Havia descamação na região perineal. Exame físico do aparelho cardiovascular, aparelho respiratório e do abdome não apresentaram alterações. Mãe negou qualquer patologia prévia. Uma vez que o quadro clínico era compatível com os critérios diagnósticos de DK, foi instituído tratamento para a doença com Dipirona 0,7ml 6/6h endovenosa (EV), AAS 100mg 6/6h via oral e Imunoglobulina humana 5% EV. Foi realizado estudo Ecodopplercardiográfico sem alterações. Posteriormente a paciente obteve alta.

Conclusões/Considerações finais

O caso relatado traz em discussão uma patologia que é a principal causa de doença cardíaca adquirida em crianças em países desenvolvidos. No entanto, é uma ocorrência rara na clínica principalmente em países subdesenvolvidos, com uma incidência de cerca de 3 a cada 100.000 crianças menores de 5 anos. Sendo uma causa de morbidades crônicas, como lesões coronarianas, é importante o diagnóstico e tratamento precoces para que as sequelas sejam mínimas. A literatura ainda discute a relação entre vacinação e ocorrência de DK, sendo que a maioria dos estudos afirmam não ter relação com outras vacinas como rubéola e sarampo. No entanto, pouco se sabe da relação entre a vacina contra influenza e DK, sendo que o primeiro caso da doença pós vacinação contra influenza foi relatado em 2015. Se tratando de uma enfermidade de etiologia ainda obscura, essa relação constitui uma vertente interessante para que os estudos possam ser aprofundados.

Palavras Chaves

Kawasaki, pediatria, vasculite, vacinas contra influenza

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafael Henrique Neves Gomes, Michaelly Moreira Siqueira, Lucas Ribeiro Andrade Nascimento, Franciele Maria Pires Arêdes, Dayany Leonel Boone