14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE WOLFF-PARKINSON-WHITE COM ANOMALIA DE EBSTEIN: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Wolff-Parkinson-White (SWPW) é uma anomalia congênita, onde ocorre a despolarização precoce do miocárdio ventricular através de uma pré-excitação. Esta síndrome pode estar associada a outras anormalidades cardíacas, como a Anomalia de Ebstein (AE), que é caracterizada por malformação da valva tricúspide.

Objetivos

Analisar a importância da anamnese, exame físico e exames complementares no diagnóstico de duas cardiopatias raras.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 16 anos, parda, com queixa de síncope iniciada há 3 anos, aos grandes esforços, progredindo para médios esforços, sem liberação dos esfíncteres, tetania, tremores e convulsão, acompanhada de cianose periférica e palidez cutânea, sendo precedida de vertigem subjetiva, palpitação e cansaço, os quais melhoravam com a ingestão de água gelada. Após a síncope, apresentava vômitos, tosse seca e dispneia. Negava dor precordial, ortopneia e edema de membros inferiores. Na história patológica pregressa relatava dificuldade de ganho de peso até um ano de idade, não havia história de diabetes, hipertensão arterial. Na história familiar foi relatado bisavó que faleceu de infarto agudo do miocárdio e avó com cardiomegalia.

Resultados

Ao exame físico, não foram encontradas alterações, exceto no aparelho cardiovascular, onde foi auscultado sopro sistólico em foco tricúspide, bulhas normofonéticas e ritmo regular em dois tempos. Suspeitando-se de doença cardíaca, foram solicitados os exames complementares. Nos exames laboratorias não foram encontradas alterações, no Eletrocardiograma evidenciou-se atraso de condução pelo ramo esquerdo, ritmo sinusal, intervalo PR curto e onda delta nas derivações D1, D2, V5, V6, sugestivo de Síndrome de Wolff-Parkinson-White. No Holter também encontrou-se ritmo sinusal, intervalo PR curto, QRS maior que 120ms, sem alteração significativa de repolarização ventricular e onda delta, reforçando o diagnóstico de Síndrome de Wolff-Parkison-White. No ecocardiograma a fração de ejeção foi de 73%, e foi encontrada insuficiência tricúspide de grau moderado, sendo diagnosticada Anomalia de Ebstein. Foi atestado o diagnóstico de Síndrome de Wolff-Parkinson-White com Anomalia de Ebstein associada.

Conclusões/Considerações finais

Para a realização do diagnóstico dessas patologias é crucial uma anamnese e o exame físico minucioso, que orientará na escolha dos exames complementares. Nesse caso tiveram que ser solicitados eletrocardiograma e Holter onde foram encontrados os achados sugestivos de SWPW e no ecocardiograma de AE.

Palavras Chaves

Cardiopatia congênita; Ecocardiograma; Eletrocardiograma.

Área

Clínica Médica

Instituições

Itpac - Tocantins - Brasil

Autores

Rafael Gomes de Lucena, Amanda Sakaguthi Figueiredo, Letícia Martins Soares Gomes, Thiago Pio da Silva, Alinne Katienny Lima Silva Macambira