14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de doença metastática de carcinoma diferenciado de tireóide avaliada por varredura pós-dose ablativa de I131 no Hospital das Clínicas de Pernambuco entre janeiro de 2010 a abril de 2011.

Fundamentação/Introdução

O câncer da tireóide é raro, mas trata-se de neoplasia endócrina mais frequente. O tratamento inclui de um modo geral, cirurgia, seguida de ablação do tecido remanescente ou tratamento das metástases diferenciadas com I131 e terapêutica substitutiva com levotiroxina. Um aspecto favorável à ablação com iodo radioativo refere-se à melhora da especificidade da tireoglobulina sérica (Tg) e à possibilidade de detecção precoce de metástases através da varredura pós-dose ablativa.

Objetivos

Verificar a prevalência de doença metastática em paciente que realizaram varredura de corpo inteiro pós-dose de iodo radioativo para carcinoma diferenciado da tireóide, bem como determinar a sua relação com idade, sexo e tipo histológico.

Delineamento/Métodos

Foi realizado um estudo transversal observacional, entre janeiro de 2010 e abril de 2011, onde foram avaliados 314 pacientes que utilizaram dose ablativa de iodo para câncer de tireóide. Foram analisados para a presença ou não de comprometimento metastático avaliado por exame de varredura e correlacionado com idade, sexo e tipo histológico. Para análise dos dados foram obtidas distribuições absolutas, percentuais e as medidas estatísticas: média, desvio padrão, mediana, valor mínimo e valor máximo.

Resultados

O tipo histológico mais comumente observado foi o carcinoma papilífero (42.7%), seguido pelo folicular (5.3%). Os resultados dos exames de varreduras com a presença de metástase segundo sexo, idade e tipo histológico ficou demonstrado da seguinte forma: masculino (31.3%), feminino (28.7%); de 9 a 19 anos (55.6%), 20 a 45 anos (33.3%), e de 46 a 87 (22.6%); carcinoma folicular (33.3%), e papilífero (26.8%). O tipo histológico foi também analisado segundo sexo e faixa etária e observou-se o seguinte resultado. No sexo masculino tivemos 92.3% papilífero e 7.7% foliculares, e no feminino 88.5% papilíferos e 11.5% foliculares; por faixa etária entre 9 e 19 anos tivemos 5 casos de papilífero e nenhum folicular, entre 20 e 45 anos 51 casos de papilífero e 6 de foliculares e finalmente na faixa de 46 a 87 anos, 37 tumores papilíferos e 6 foliculares.

Conclusões/Considerações finais

A varredura pós-dose ablativa para câncer diferenciado de tireóide deve ser realizada em todos os pacientes, tal exame apresenta boa sensibilidade para detecção de metástases, graças à administração prévia de altas doses do radio fármaco e possibilita indicar novo procedimento cirúrgico se o tumor for ressecável.

Palavras Chaves

Câncer diferenciado da tireóide; Metástase; Varredura pós dose I131.

Área

Clínica Médica

Autores

christiane costa dias, natália assis nóbrega, felipe castro moraes, arnaldo moreira oliveira, george robson ibiapina