14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Leucemia de células pilosas um caso raro de pancitopenia

Fundamentação/Introdução

A leucemia de células pilosas é uma neoplasia indolente que representa cerca de 2% do total de leucemias e menos de 1% das neoplasias linfoides. Apresenta -se com quadro de astenia, infecções de gravidade variável e algum grau de citopenia sendo a neutropenia mais comum. O diagnóstico é feito através da análise da medula com citometria de fluxo. O tratamento inicial de escolha são os análogos de purinas. A doença tem um ótimo prognóstico.

Objetivos

Relatar um caso ocorrido no Hospital Getúlio Vargas em Recife- PE em novembro de 2016

Delineamento/Métodos

Estudo tipo relato de caso. Dados obtidos através de anamnese, exame físico e exames complementares

Resultados

Paciente 54 anos, sexo masculino, agricultor queixava-se de febre diária, astenia e perda de 4kg há cerca de 30 dias da admissão. Paciente hipertenso sem outras comorbidades. Há 8 dias da admissão tratou uma pneumonia com levofloxacino. À admissão paciente apresentava-se febril, com hepatoesplenomegalia, anemia, possuía no raio-x de opacificação peri hilar. Exames laboratoriais com anemia normo/normo , leucopenia e plaquetas normais. As primeiras hipóteses para o caso foram de provável infecção respiratória por tuberculose, paracocidiomicose, infecção fúngica ou doença neoplásica com infiltração medular. Foi realizado avaliação complementar com hemoculturas, sorologias para hepatite e HIV, tomografias de tórax e abdômen, pesquisa de BK, sorologias para paracoco e aspiração medular com imunofenotipagem. A TC de tórax broncograma aéreo, nodularidades e vidro fosco com múltiplas linfonodomegalias mediastinais, a TC de abdômen com hepatoesplenomegalia, múltiplos linfonodomegalias retroperitoneais. baciloscopias do escarro foram negativas para tuberculose. Sorologias para HIV, Hepatites e paracoco não reagentes e hemoculturas negativas. Durante a investigação o paciente apresentou febre diária e evoluiu com piora clinica apresentando dispneia importante saturando 85% ao ar ambiente e agitação. Foi iniciado esquema antibiótico amplo com cobertura para tuberculose, pneumonia hospitalar e infecção fúngica. O paciente evoluiu com pancitopenia. Foi resgatado o aspirado medular que mostrou intensa fibrose com hipocelularidade difusa, porém evidenciou raras células linfoides com imunofetotipagem compatível com leucemia de células pilosas.

Conclusões/Considerações finais

O paciente apresentou melhora clínica, porém com piora da pancitopenia. Foi iniciado o tratamento com Cladribina 0.1mg/Kg em outro hospital e houve melhora do quadro clinico e laboratorial.

Palavras Chaves

Tricoleucemia, Neoplasia de células pilosas, pancitopenia, neutropenia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Getulio Vargas - Pernambuco - Brasil

Autores

Luis Felipe Ferreira Carvalho, Marilia Carolina Braga Moura, Jennifer Mirelli dos Santos Lopes, Vladilene Teixeira Barbosa Silva