14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DOS PRONTUÁRIOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: DESAFIO PARA A CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE DOENÇAS E AGRAVOS

Fundamentação/Introdução

O prontuário médico é um importante instrumento de avaliação da qualidade da relação entre os profissionais e os pacientes. Prontuários ilegíveis ou mal preenchidos podem ser reflexos da não construção de uma relação médico-paciente efetiva.

Objetivos

Avaliar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes atendidos no Centro de Saúde Dr. Ruy Pimenta Filho, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, no período de 01 de janeiro a 30 de abril de 2015.

Delineamento/Métodos

O presente estudo apresenta uma análise qualitativa, descritiva e observacional a partir de dados retrospectivos coletados de prontuários médicos, tendo as seguintes variáveis analisadas dos prontuários: número do prontuário, sexo, idade, bairro, queixa principal e diagnóstico provável.

Resultados

Dos 2.000 prontuários analisados, 47,95% eram do sexo masculino e 52,05% do feminino, sendo que 46,2% das pessoas atendidas tinham idade entre 20 e 49 anos. Em relação à queixa, 9,13% relataram cefaleia, 7,95% dor abdominal; 7,35% dores em membros; e 7,27% febre. 3,45% dos prontuários não relatavam queixa principal e das 2.639 queixas principais relatadas, 36 eram ilegíveis. Em relação à variável diagnóstico, em 1.075 (53,75%) prontuários analisados, o diagnóstico se encontrava ausente, ilegível ou apresentava sintomatologia como diagnóstico. Dos diagnósticos que foram preenchidos corretamente, 7,6% foram referentes a doenças do aparelho respiratório.

Conclusões/Considerações finais

Os achados demonstram a dificuldade em caracterizar o perfil clínico-epidemiológico de uma população atendida por um Centro de Saúde público na cidade de Governador Valadares bem como uma falha representativa no preenchimento dos prontuários médicos, o que pode ser reflexo de uma relação médico-paciente pouco efetiva. A partir dos problemas encontrados percebe-se a necessidade de capacitação dos profissionais para melhoraria da qualidade de preenchimento dos prontuários, permitindo a caracterização das doenças e agravos e, consequentemente, o direcionamento de políticas públicas a partir do entendimento do perfil clínico-epidemiológico de unidades de saúde.

Palavras Chaves

Registros médicos; Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado Governador Valadares (UFJF/GV) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Neuman Augusto Clemente , Gabriela Souza Fernandes, Caio Oliveira Sena, Vitor Hugo Oliveira Ferreira Mendes, Waneska Alexandra Alves