14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Principais Etiologias das Infecções Respiratórias Adquiridas na Comunidade em um Hospital do Sul do Brasil

Fundamentação/Introdução

As infecções do trato respiratório que ocorrem fora do ambiente hospitalar ou em até 48 horas de internação, são denominadas pneumonias comunitárias. O diagnóstico é sugerido pelo quadro clínico, corroborado pela radiografia de tórax e, quando indicado, exame de cultura de espécimes respiratórias, solicitado se suspeita de agente resistente, surtos ou casos graves.

Objetivos

Descrever a frequência dos agentes causadores de pneumonia comunitária identificados em exames culturais em hospital do município de Pelotas-RS.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal, com dados secundários do banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição em questão, analisados no programa STATA. Foram contabilizados todos os exames bacteriológicos do sítio respiratório dos pacientes internados no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2016.

Resultados

Dos 2932 tratamentos para pneumonia comunitária, foi solicitada cultura de 411 (14,02%). Em cerca de 75,7% (N=311) das análises, a cultura não evidenciou crescimento de patógeno algum; todavia, nos exames restantes foram identificados 24 microrganismos diferentes, dos quais os mais prevalentes foram Pseudomonas aeruginosa (3,9%; N=16), Klebsiella pneumoniae (2,9%; N=12), Staphylococcus aureus (1,7%; N=7), Candida sp. (1,7%; N=7) e Acinetobacter sp. (1,7%; N=7). Em relação aos dados coletados na Unidade de tratamento Intensivo (UTI), de 127 pacientes, foi solicitada cultura em 53,5% (N=68). O exame não evidenciou etiologia em 75% (N=51), no restante, os principais agentes identificados foram Acinetobacter baumannii (5,9%; N=4), P. aeruginosa (4,4%; N=3), Candida sp. (2,9%; N=2), K. pneumoniae (2,9%; N=2) e Serratia marcescens (2,9%; N=2).

Conclusões/Considerações finais

Conforme a literatura, a maioria das pneumonias é causada por agentes Gram positivos, como o Pneumococo e o Hemófilo, no entanto, no estudo foram identificados basicamente Gram negativos. Esse resultado pode ter relação com dificuldade de acesso da população ao sistema de saúde, uso indiscriminado de antimicrobianos na comunidade e seleção de casos mais graves para internação e coleta de exames culturais. A terapia empírica inicial foi eficiente na maioria significativa dos casos, uma vez que proporcionalmente não foi necessária grande solicitação de cultura. Também foi observado demanda maior de exame cultural na UTI, relacionada com maior severidade das infecções. Salienta-se que a infecção fúngica por cândida foi identificada significativamente entre as etiologias, provavelmente por contaminação da amostra.

Palavras Chaves

Infecção do Trato Respiratório; Pneumonia Comunitária;

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Izabel de Oliveira Karam, Kamal Mohammad Kamal Mansour, Kátia Cilene Rosa Zielke, Adriana Ribeiro Rocha, Ricardo Bica Noal