14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA INDUZIDA POR CARBAMAZEPINA EM TRATAMENTO DE EPILEPSIA - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma condição incomum, grave, considerada uma reação imunomediada que surge como resposta a exposição de algum fármaco.

Objetivos

Relatar um caso de NET em uma paciente desencadeado após uso de Carbamazepina para tratamento de Epilepsia.

Delineamento/Métodos

Paciente 22 anos, feminino, internou no hospital de pequeno porte com história de hiperemia conjuntival, febre de 39°C e odinofagia, com início há cerca de 13 dias. Referiu uso de Carbamazepina com início há 20 dias para tratamento de Epilepsia. Após 7 dias da internação evoluiu com máculas confluentes em toda superfície corporal, seguida com aparecimento de lesões bolhosas de progressão centrífuga pelo corpo. Teve acometimento de mucosa oral e genital. Foi transferida para centro de referência, onde, encontrava-se lúcida, dispneica, febril 39°C, com lesões eritematosas difusas em face, pescoço, tórax anterior e posterior, máculas purpúricas irregulares e confluentes em abdome, vulva e membros inferiores; lesões bolhosas em membros superiores e tórax anterior, descolamento do tecido cutâneo em tórax posterior e face. Apresenta acometimento de mucosas ocular, oral e vaginal. Ausculta pulmonar com sibilos difusos em ambos hemitórax. Como medidas terapêuticas foi suspenso a carbamazepina, suporte de oxigênio, iniciado hidratação venosa vigorosa com solução salina e antibioticoterapia com vancomicina e meropenem. Em seguida foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na UTI foi realizado curativos com petrolato, compressa gelada em membros, banho com clorexidina. Após 7 dias recebeu alta para enfermaria de clínica médica, com melhora importante das lesões, diminuição das bolhas. Recebeu alta hospitalar estável, assintomática com melhora do quadro geral e lesões em regressão para seguimento ambulatorial.

Resultados

(Descrito em métodos)

Conclusões/Considerações finais

Devido a seu caráter raro e correlacionado à exposição à Carbamazepina, NET deve ser diagnosticada precocemente e encaminhada a centros de referência para tratamento adequado. Afim de evitar danos mucocutâneos graves e infecções, além de reduzir a morbimortalidade.

Palavras Chaves

Necrólise Epidérmica Tóxica, Carbamazepina

Área

Clínica Médica

Instituições

UniBRAS/ITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Samya Gomes Parente, Andressa Carvalho de Vasconcelos, Antonio Alberto Ferrari Mendonça Neto