14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Dermatite irritativa primária da área das fraldas na primeira infância - Relato de caso

Fundamentação/Introdução

A dermatite da área de fraldas irritativa primária é a dermatite da área das fraldas mais prevalente, sendo a afecção cutânea mais frequente na primeira infância, constituindo fonte significativa de desconforto para a criança. O aumento da temperatura e da umidade local provocada pelo uso da fralda, juntamente com outros fatores, como a maceração da pele, resultante do contato prolongado da urina e das fezes com a pele da região coberta pelas fraldas, torna essa área mais susceptível a infecções secundárias.

Objetivos

Relatar o caso de dermatite de fraldas de uma paciente atendida no serviço de pediatria da Unidade Básica de Saúde Santos Dummont II em Governador Valadares – MG.

Delineamento/Métodos

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e entrevista com a acompanhante da criança. C.P.O.S., sexo feminino, 6 meses, atendida com queixas de lesões descamativas em região glútea, associadas à introdução de alimentos sólidos na dieta e aumento da frequência de evacuações. A acompanhante relata desconhecer alergia na criança. Ao exame observavam-se presença de placas eritematosas e descamativas nas áreas de contato da região delimitada pelas fraldas, além de lesões secundárias em crosta, sugestivas de Dermatite de fraldas.

Resultados

Foram dadas orientações à mãe em relação à frequência de troca de fraldas, à higiene da área e a utilização de cremes de barreiras na prevenção do contato de fezes com a pele danificada. Após eliminação ou minimização dos fatores implicados na etiopatogenia da doença, a paciente apresentou melhora do quadro.

Conclusões/Considerações finais

O caso relatado traz em discussão um tema bastante comum na clínica, sendo a afecção cutânea mais frequente na primeira infância, tendo um impacto negativo na qualidade de vida da criança. Diante disso, é importante o reconhecimento de tal afecção para que se possa fazer prevenção e tratamento adequado.

Palavras Chaves

Dermatite das fraldas; infância; infecções secundárias.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFJF-GV - Minas Gerais - Brasil, UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Luiza Drumond Gomes, Caio de Cássio Bernardes, Dayany Leonel Boone, Lucas Ribeiro de Andrade Nascimento