14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MIELITE TRANSVERSA RECORRENTE- APRESENTAÇÃO CLINICA E RADIOLÓGICA NA ESCLEROSE MÚLTIPLA E NEUROMIELITE ÓPTICA: RELATO DE DOIS CASOS

Fundamentação/Introdução

Mielite Transversa Aguda idiopática é uma síndrome neurológica resultante do acometimento inflamatório da medula espinhal caracterizada por graus variados de disfunção motora, sensitiva e autonômica de causa desconhecida, porém relacionada a mecanismos imunológicos. A mielite pode ser o primeiro evento da Neuromielite Óptica (NMO) ou da Esclerose Múltipla (EM) e o tamanho das lesões podem auxiliar na definição do diagnóstico.

Objetivos

Relatar dois casos de mielite transversa recorrente no contexto da EM e NMO, discutir seus critérios clínicos de diagnóstico e sua progressão.

Delineamento/Métodos

Revisão de prontuário médico e da literatura especializada.

Resultados

Relato do caso: caso 1 Mulher, branca, 26 anos, apresentou dois episódios de redução da força em dimidio direito, de instalação progressiva, evoluindo para hemiparesia, alteração de sensibilidade superficial e esfincteres; realizado tratamento com corticoide, com boa resposta clínica. RM de medula cervical demonstra pequena lesão hiperintensa ao nível de C5-C6. RM de crânio e medula com múltiplas lesões desmielinizantes em substância branca. Caso 2 Mulher, afrodescendente, 53 anos, apresentou paresia de membro superior direito de inicio súbito e caráter progressivo, até evoluir para plegia do membro, com alterações de sensibilidade superficial e profunda associadas. RM de medula cervical com lesão extensa, com edema associado, captante de contraste. Avaliação clínica descartou processos metabólicos, inflamatórios ou infecciosos que justificassem a lesão. Pesquisa do anticorpo anti aquaporina 4 (AQP4), um marcador específico para NMO, foi positiva. Realizado tratamento com corticoide, com pouca resposta clínica.

Conclusões/Considerações finais

Trata-se de um relato duplo de Mielite Transversa Aguda no contexto de duas diferentes doenças desmielinizantes do sistema nervoso central. O primeiro caso preencheu critérios para EM, enquanto o segundo para NMO, esse com lesão extensa e pouco responsiva a corticoterapia. O padrão medular auxiliou no diagnóstico e orientou o tratamento profilático; outros métodos, como LCR e AQP4 auxiliaram na confirmação diagnóstica. Lesões extensas da medula espinhal (LETM) são muito mais observadas nas síndromes do complexo NMO do que na EM, demonstrando a agressividade do processo inflamatório desse grupo.

Palavras Chaves

Mielite transversa, Neuromielite óptica, Esclerose múltipla.

Área

Clínica Médica

Autores

Pietra Sandim Nascimento, Carolina Oliveira Souza, Luiza Reis Sales, Yasmim Passos Dias, Vanderson Carvalho Neri