14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE UM PACIENTE DIAGNOSTICADO COM LUPUS APÓS ABRIR QUADRO SUSPEITO DE LEISHMANIOSE VISCERAL COM SÍNDROME NEFRÓTICA

Fundamentação/Introdução

Introdução/referencial teórico: A Leishmaniose Visceral e Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) podem apresentar quadro clínico e laboratorial semelhante, inclusive em marcadores inflamatórios e reumatológicos, bem como lesão renal com proteinúria. Alguns estudos apontam casos de exacerbação de LES com concomitante LV, porém são descritos em pacientes sabidamente portadores da doença reumática.

Objetivos

Objetivo: Este estudo tem como objetivo relatar o caso de um adolescente com diagnóstico de LV, com alterações clínicas e laboratoriais que nos fizeram suspeitar de LES sobreposto.

Delineamento/Métodos

Metodologia e Resultado: Adolescente, 17 anos de idade, sexo masculino previamente hígido, apresentou anasarca, hepatoesplenomegalia, febre diária, anemia e insuficiência renal. Diante da apresentação clínica e da epideiologia positiva foi realizada sorologia para Leishmaniose a qual foi negativa. O paciente também tinha hipertensão, artralgia, derrame pleural, alopecia e ascite. Foi realizado mielograma no serviço e detectado presença de Leishmania, sendo iniciado o tratamento com Anfotericina B. Entretanto, os exames demonstraram acometimento renal com proteinúria nefrótica e hipoalbuminemia, além de fator antinuclear (FAN) e anti-sm positivos e consumo do complemento. Evoluiu com melhora do estado geral, porém houve persistência da proteinúria e um episódio de alucinação e desorientação, com remissão após corticoterapia, iniciada pela forte suspeita de associação com LES.

Resultados

Realizada biópsia renal que mostrou nefrite lúpica classe V. O paciente iniciou pulsoterapia com ciclofosfamida evoluindo com boa resposta clínica e laboratorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/Considerações finais: Este caso denota a associação entre LV e LES em paciente masculino, ocorrendo sobreposição de achados clínicos nas duas entidades.

Palavras Chaves

Leishmaniose Visceral, Lupus Eritematoso Sistêmico, envolvimento renal

Área

Clínica Médica

Instituições

hospital regional de juazeiro - Bahia - Brasil

Autores

ALINE SIQUEIRA LIMA RABELO, JAMILLE FREIRE SILVA DE ALMEIDA