14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DIABETES MELLITUS E SUA RELAÇÃO COM DEPRESSÃO: OBSERVAÇÃO EM UMA POPULAÇÃO DE PACIENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL GERAL DA GRANDE JOÃO PESSOA

Fundamentação/Introdução

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome complexa, caracterizada pela deficiência de insulina, associada ou não à capacidade desta de exercer adequadamente seus efeitos (resistência insulínica). Sua principal característica é o metabolismo anormal dos carboidratos, a hiperglicemia. Diversas doenças estão claramente associadas à depressão, com maior destaque para as doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, renais, oncológicas e outras síndromes dolorosas crônicas. Entre as doenças endocrinológicas, podemos citar o DM. Cerca de 20% a 30% dos pacientes com diabetes apresentam depressão, e depressão de forma isolada, pode atuar como um fator de risco para o próprio desenvolvimento do diabetes, piorar seus sintomas e interferir com o autocuidado dos pacientes.

Objetivos

o objetivo desta pesquisa é verificar a ocorrência de depressão em pacientes diabéticos, atendidos em hospital geral da grande João Pessoa, e associar com variáveis como idade, sexo, local de internamento/atendimento.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal observacional realizado nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, através da entrevista de pacientes internados na enfermaria ou atendidos na Urgência do Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita-PB. Foram 30 pacientes diabéticos com idade entre 40 e 91 anos, atendidos e/ou internados pelas mais variadas causas, que foram submetidos ao questionário sobre depressão, adaptado da Escala de Avaliação para Depressão de Hamilton (HAM-D), do DSM – IV. Além do questionário utilizado, foram coletadas variáveis como: sexo, idade, local do internamento/atendimento.

Resultados

A idade do grupo de pacientes participantes da pesquisa variou de 40 a 91 anos, teve média de 68,30 anos. O sexo masculino foi superior na amostra com 53,3% dos casos; os locais de atendimento (enfermaria, urgência), tiveram igual número de participantes e 60% dos pacientes diabéticos positivaram o teste para depressão. A relação entre a positividade teste para depressão e as variáveis faixa etária, sexo e local de atendimento foram respectivamente: idades entre 70-91; 68,8%, sexo feminino 64,3% e no local de atendimento a urgência teve 80%.

Conclusões/Considerações finais

Em conclusão, os nossos pacientes diabéticos deprimidos atendidos no hospital são geralmente homens a partir da sétima década de vida, atendidos predominantemente no serviço de emergência.

Palavras Chaves

Diabetes Mellitus; Depressão; correlações clínicas

Área

Clínica Médica

Autores

christiane costa dias, natália assis nóbrega, Felipe Castro Moraes, arnaldo moreira oliveira, george robson ibiapina