14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pioderma Gangrenoso: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: Pioderma gangrenoso (PG) é uma dermatose neutrofílica infrequente. 50 a 70% dos casos é associada a uma doença de base, como doença inflamatória intestinal, doença reumática, hematológica ou malignidade, porém mais raramente pode surgir como uma complicação pós-operatória causando perdas cutâneas devastadoras. O diagnóstico é clínico, sendo importante a exclusão de outras causas de úlceras. Não existem achados específicos para a confirmação. A patogênese não é bem compreendida, mas se mostra como uma resposta inflamatória exacerbada em indivíduos susceptíveis. A apresentação clínica é variável, essencialmente se caracterizando por lesões cutâneas ulceradas e dolorosas, de evolução rapidamente progressiva e com aspecto salpicado e eritematoso. A borda da úlcera é característica, sendo elevada, de cor purpúrea, com a borda escavada. A pele próxima da borda é eritematosa e pode exibir pústulas.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de uma paciente previamente hígida que desenvolveu pioderma gangrenoso no pós operatório de cirurgia de redução de mamas.

Delineamento/Métodos

Metodologia: Estudo retrospectivo, relato de caso. As informações foram obtidas através de análise do prontuário. O estudo e divulgação do caso foram autorizados pela paciente.

Resultados

Resultados: Paciente feminina, 54 anos, nuligesta, previamente hígida, foi submetida a cirurgia de redução das mamas. Não houve intercorrências durante o trans ou pós operatório imediato. 7 dias após o procedimento, iniciou com febre de 38ºC, flogose e hiperemia em ambas as mamas, negava dor ou alteração na sensibilidade. Com 2 dias de evolução, as mamas apresentavam bilateralmente lesões ulceradas com bordas ligeiramente elevadas e de coloração violácea, apresentando fundo recoberto por sangue e material sero-purulento. Foi realizado biópsia da lesão tendo como resultado alterações fibrocísticas e descartado infecção microbiana. 7 dias após o início dos sintomas, iniciou um programa de realização de curativos assépticos com sulfadiazina de prata em ambiente hospitalar, com troca de curativo a cada 48 horas. Em nenhum momento fez uso de qualquer medicação sistêmica, não formou queloides e não fez uso de drenos. Houve boa evolução e após 4 semanas do início dos curativos, fez a rafia da lesão e as mamas apresentaram cicatrização completa.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Neste caso, podemos concluir que o PG é um importante diagnóstico diferencial para úlceras cutâneas, sendo que essa hipótese, embora rara, deve ser levantada nas complicações de feridas operatórias.

Palavras Chaves

Pioderma gangrenoso, úlcera cutânea, complicação pós-operatória.

Área

Clínica Médica

Autores

Renan Carlos Coradi, Stephanie Theisen Konzen, Carolina Perrone Marques, Julia de Sá Liston, Denise Viuniski Nova Cruz