SÍNDROME DE BAGGIO YOSHINARI: RELATO DE DOIS CASOS NA POLICLíNICA MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA
A Síndrome de Baggio Yoshinari (SBY) ou Doença de Lyme-Símile é uma patologia infecto-contagiosa causada pela bactéria gram negativa Borrelia burgdorferi e transmitida pelo carrapato. Caracteriza-se pelo surgimento de eritema migratório, artralgias e sintomas constitucionais após a picada do artrópode contaminado. Possui perfil epidemiológico, microbiológico, clínico, terapêutico e evolutivo distinto da Doença de Lyme.
Relatar o caso de dois pacientes que apresentaram clínica, epidemiologia e sorologia sugestivas de SBY.
C.S.P., feminino, 36 anos, natural de Juazeiro-BA, previamente hígida, com quadro de eritema migratório em região esternal precedente ao surgimento de mialgia, febre, calafrios e artrite de característica poliarticular, seguidos de eritema anular secundário, há 3 meses. Reside próximo a fazendas com criação de cavalos e fauna rica em capivaras. Ao exame, apresentava flogose em articulações de pés, mãos e joelhos, máculas secas hipercrômicas difusamente e elevação de transaminases. L.G.R., masculino, 29 anos, também natural dessa cidade, sem comorbidades, com quadro de lesões eritematosas em dorso que evoluiu em 1 mês para edema e artralgia em joelhos com limitação motora.
Ambos os pacientes apresentaram epidemiologia positiva para carrapatos. O primeiro realizou ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) cujo IgM foi inconclusivo, mas aguarda Western Blot (WB) para confirmação. O segundo apresentou sorologia IgM positiva em baixos títulos e WB para Lyme positivo.
(Relato de caso)
A Síndrome de Baggio Yoshinari ou Doença de Lyme-Símile é uma enfermidade infecciosa nova e emergente brasileira, causada por espiroquetas na sua morfologia atípica e latente, que desencadeia manifestações clínicas semelhantes às observadas na Doença de Lyme, exceto pela ocorrência de recidivas clínicas e desordens autoimunes. O diagnóstico é baseado na epidemiologia positiva, sorologia reagente para ELISA ou WB e clínica pertinente (eritema migratório ou complicação sistêmica). Nos casos estudados, observou-se baixa resposta imunológica por parte dos pacientes justificando a pesquisa de anticorpos em títulos baixos e oscilantes.
Eritema migratório, borreliose, carrapato.
Clínica Médica
Geórgia Mária Alves Carvalho, Luiz Eugênio de Almeida Pinto