14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso Aplasia Medular

Fundamentação/Introdução

A aplasia medular é uma síndrome caracterizada por falha da medula óssea em produzir células sanguíneas periféricas e suas precursoras. Diversas doenças e fatores ambientais podem causar essa síndrome. O sistema imunológico está provavelmente envolvido na fisiopatologia desta síndrome uma vez que a terapia imunossupressora tem sido relatada como indutora de remissões significativa e sua principal característica é a medula óssea hipocelular, hipoplasia das linhas eritróide, mieloide e megacariocítica. Trata-se de uma patologia grave, com alta letalidade.

Objetivos

A proposta apresentada neste trabalho pretende contribuir para o conhecimento dos leitores acerca da síndrome de aplasia celular.

Delineamento/Métodos

As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Resultados

CASO CLÍNICO: Paciente REMB, masculino, 21 anos, referindo que há 03 meses iniciou com dor abdominal súbita, tipo cólica, difusa, porém mais importante em hipocôndrio esquerdo, sem irradiação, com piora a alimentação, associado a icterícia de escleras, colúria e acolia. Realizado exames laboratoriais em que cogitou-se a hipótese de autoimunidade. Em sua evolução, houve o aparecimento de petéquias em membros inferiores, sangramento gengival importante, febre, foram transfundidos concentrados de hemáceas além da realização de mielograma apresentando hipercelularidade granulocítica leve e HTLV. Paciente evolui para choque séptico, com necessidade de drogas vasoativas, pulmão de SARA, instabilidade hemodinâmica e óbito.

Conclusões/Considerações finais

A maioria dos pacientes com esta síndrome tem menos de 20 anos de idade. O curso natural é rápido, com uma mortalidade de mais de 90% em um ano. Considerando que cerca de 50% dos casos de aplasia medular são classificados como idiopáticos, uma anamnese realizada adequadamente é um grande auxiliar no diagnóstico desta patologia em situação de exposição, entretanto o exame laboratorial pode auxiliar eficazmente no diagnóstico definitivo.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Faceres - São Paulo - Brasil, Universidade Camilo Castelo Branco - São Paulo - Brasil

Autores

Lucas Moré Ramos, Caroline Valerio Spozati, Nathalia Furquim, Maisa Stefani Lemes