14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DRESS: IMPORTANTE DESAFIO DIAGNÓSTICO

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: A Síndrome DRESS (Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma reação sistêmica grave induzida por fármacos. Ocorre em 1 a 5 para cada 10000 indivíduos em exposição farmacológica, mais comum em negros e no sexo masculino. Letalidade de 10-20%.

Objetivos

OBJETIVOS: Descrever um caso clínico de Síndrome DRESS (SD).

Delineamento/Métodos

DELINEAMENTO/MÉTODOS: Relato de caso. Pesquisa em prontuário.

Resultados

RESULTADOS: Paciente masculino, 34 anos, previamente hígido, após acidente automobilístico com lesão grave de pele e partes moles evoluiu com rabdmiólise e insuficiência renal aguda. Iniciou diálise peritoneal complicando com peritonite por Pseudomonas, tratada com meropeném. Recebeu alta da UTI; readmitido 4 dias após com SEPSE associada ao cateter, tratada com meropeném, teicoplanina e polimixina B. No 14º dia de antimicrobianos, reiniciou com febre (>38,5ºC), edema facial, rash máculo-papular difuso pruriginoso em todo corpo, linfadenomegalias axilares bilaterais e odinofagia (à oroscopia, lesões mononucleose-símile). Exames evidenciaram eosinofilia (4.172mm3), FA, GGT e TGO aumentadas. Antibióticos foram suspensos, iniciados anti-histamínico e corticóide. Biópsia de pele foi compatível com DRESS. Hemoculturas, sorologias para CMV e EBV, bem como FAN e Fator Reumatóide foram negativas. O paciente fez uso de polimixina B, meropeném, teicoplanina imediatamente antes de manifestar os sintomas da SD, mas no último mês havia usado ciproflroxacino, cefazolina, ceftazidime e vancomicina, além de rivotril, fentanil e dormonid, não sendo possível identificar com exatidão o fármaco que desencadeou a SD. O paciente teve diagnóstico confirmado de DRESS (score regiSCAR) e boa resposta terapêutica após 15 dias.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devido a grande variabilidade de apresentação clínica da SD, é necessário um alto grau de suspeição para um pronto diagnóstico e tratamento. Deve ser considerada diante de todo paciente com rash cutâneo, febre, edema facial e linfadenomegalia, com acometimento sistêmico, associada à exposição de drogas potencialmente desencadeantes nas últimas 2-6 semanas. A literatura aponta, dentre os medicamentos utilizados no caso relatado, a vancomicina como possível desencadeador de SD, porém qualquer fármaco ou mesmo reativação herpes-vírus pode desencadear a doença. O reconhecimento precoce e a cessação da droga causal são indispensáveis para instaurar o tratamento adequado diminuindo as chances de complicações e óbitos.

Palavras Chaves

PALAVRAS-CHAVES: DRESS, eosinofilia, reações adversas a medicamentos,
febre, hipersensibilidade a fármacos, rash cutâneo, edema facial.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - Paraíba - Brasil

Autores

ISABELLA CRISTINA ALVES BISPO, TAIANA DA SILVA ROCHA, BRENO RICARDO GOMES SILVA, BRUNA BARBOSA SOARES LUCIO, PATRÍCIA FERRAZ MARTINS