14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Determinação antropométrica e de composição corporal em pacientes portadores de neoplasia

Fundamentação/Introdução

Introdução: Nos últimos anos vivenciamos grandes melhorias na área de infraestrutura e sanitarismo, de modo que as populações passaram a ser acometidas de um grupo de doenças infecto-parasitárias para um grupo de doenças crônicas. Em estudo multicêntrico nacional de avaliação nutricional, realizado em 2001 com 4.000 pacientes, foram constatados 794 pacientes ditos oncológicos e destes 66,9% apresentavam algum grau de desnutrição. A doença neoplásica quando associada à desnutrição promove a caquexia oncológica, evoluindo com diminuição severa da massa magra, caracterizando a sarcopenia.

Objetivos

Objetivos: Estudo prospectivo com objetivo de caracterizar a prevalência de desnutrição e sarcopenia em uma população de indivíduos portadores de neoplasias em unidade hospitalar de atendimento ao Serviço Público, especificamente oncológica.

Delineamento/Métodos

Método: Pesquisa de delineamento transversal, descritiva e observacional, sendo estudados 111 pacientes, escolhidos aleatoriamente, conforme internação na enfermaria de cirurgia do hospital, com idade acima dos 18 anos. Avaliado peso, altura, força muscular por meio de dinamômetro, avaliação de composição corporal por meio de bioimpedanciometria e questionário de avaliação subjetiva produzida pelo paciente (ASG-PPP). Dados bioquímicos e clínicos (complementares e pessoais do paciente) fizeram parte da planilha de análise de dados.

Resultados

Resultados: estudo 111 indivíduos, sendo 62 homens (55,9%) e 49 mulheres (44,1%) com idade média de 59,60 ± 13,05 anos. Foi observada associação significativa entre a localização da neoplasia e a classificação ASG-PPP/DETSKY, onde indivíduos com neoplasias do trato gastrointestinal apresentam maior proporção de sujeitos com desnutrição severa, segundo o teste de Fisher-Freeman-Halton (9,03 e p=0,003). Observada uma perda ponderal de 10% do peso em pacientes com neoplasias do TGI em comparação a 1% referente à perda observada nos outros tipos de neoplasias (Teste de Mann-Whitney, p=0,0001) assim como maior ocorrência de sarcopenia nas neoplasias do TGI (Qui Quadrado=6,98 e p=0,008). Os indivíduos avaliados, com sarcopenia, apresentavam uma redução da força muscular de membros superiores (teste de Mann-Whitney p<0,05).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Pacientes em tratamento oncológico devem ser avaliados quanto ao aspecto nutricional no seu pré-tratamento sendo a avaliação subjetiva e a análise da massa magra importantes preditores de resultados em paciente oncológico.

Palavras Chaves

neoplasia, desnutrição, sarcopenia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica - Paraíba - Brasil

Autores

Bruna Guimarães Pedreira, Lino Sanches Larangeira, Caroline de Araújo Machado, Karen Barros Parron Fernandes