14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mieloma múltiplo em indivíduo jovem

Fundamentação/Introdução

O mieloma múltiplo (MM) se caracteriza pela proliferação neoplásica de um clone de célula plasmática. Este se prolifera na medula óssea, levando a destruições ósseas, podendo ocasionar lesões osteolíticas, osteopenia e fraturas.

Objetivos

Relatar um caso de mieloma múltiplo em um paciente abaixo da faixa etária usual de acometimento, com histórico de fratura espontânea em bacia.

Delineamento/Métodos

Homem de 48 anos, previamente hígido, procurou nosso hospital por quadro de perda ponderal (aproximadamente 10 kgs em três meses), dor lombar bilateralmente e parestesias em membros inferiores. O paciente já havia apresentado fratura no ramo superior do púbis à esquerda dois meses antes da admissão atual, sendo a lesão inicialmente avaliada por um ortopedista, o qual orientou tratamento conservador ambulatorialmente. Nos exames de admissão, o paciente apresentava anemia normocítica normocrômica (Hb 8,48; Ht 25,52; VCM 82; HCM 82; RDW 15,04%), plaquetopenia (102.300), hipoalbuminemia (2,99) e aumento de ferritina (1263). Realizada TC de tórax, que embora não tenha mostrado alterações em parênquima pulmonar, evidenciou lesões osteolíticas em corpos vertebrais. TC de abdome mostrou múltiplas lesões osteolíticas nos corpos vertebrais, pelve e colo do fêmur. Em virtude do possível diagnóstico de mieloma múltiplo, foram solicitadas beta-2-microglobulinemia, resultando em níveis altos, 4.260 (VR> até 2.730), e eletroforese de proteínas plasmática, com pico monoclonal de IgG. Paciente foi então submetido à biópsia de medula óssea, confirmando o diagnóstico de mieloma múltiplo.

Resultados

O diagnóstico de MM é feito quando há 10% ou mais de células plasmáticas na medula óssea associados e achados compatíveis com distúrbios provenientes da proliferação de células plasmáticas, como lesões ósseas, hipercalemia, insuficiência renal e anemia. Atualmente, o MM é responsável por aproximadamente 10% das malignidades hematológicas e 1% de todos os cânceres dos Estados Unidos. Somente 2% dos pacientes são diagnosticados com menos de 40 anos, sendo a idade média de diagnóstico de 65 anos.

Conclusões/Considerações finais

Embora raro na faixa etária apresentada, o diagnóstico de MM deve ser aventado em pacientes com fraturas ósseas espontâneas e alterações em múltiplos sistemas.

Palavras Chaves

mieloma múltiplo, oncologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maurício Felippi de Sá Marchi, Renata Della Giustina, Franco Aguilar Salazar, Guilherme Voltolini Staedele, Graziela Peluso Alba