14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paraganglioma Bilateral de Corpo Carotídeo: relato de caso raro em paciente jovem

Fundamentação/Introdução

Paragangliomas são tumores neuroendócrinos originados das células da crista neural. Esses tumores são incomuns, associados com os gânglios autonômicos e capazes de secretar catecolaminas. Eles geralmente afetam indivíduos entre as 4ᵃ e 5ᵃ décadas de vida e são em sua maioria de curso benigno. O Paraganglioma de Corpo Carotídeo é o mais comum dos subtipos, mas sua ocorrência bilateral é rara.

Objetivos

Descrever um caso raro de Paraganglioma de Corpo Carotídeo Bilateral em um jovem de sexo masculino de 19 anos.

Delineamento/Métodos

O paciente apresentava história de cefaleia pulsátil em região hemicraniana à esquerda há um ano, de forte intensidade, associada à náuseas, vômitos e fotofobia. Seis meses antes do diagnóstico o paciente referia perda de peso de 7 kg e abaulamento em cavidade oral. Ao exame físico, notava-se à palpação lesão cervical nodular endurecida e indolor à esquerda, de superfície pouco regular, pulsátil, fixa no plano vertical, ocupando níveis II e III, e medindo cerca de 6,0 cm x 3,0 cm. À direita, existia lesão não pulsátil, endurecida, indolor à palpação, fixa em plano vertical, ocupando nível II e medindo cerca de 2,0 cm x 1,0 cm. Ambas as lesões sem frêmitos ou sopros. O exame neurológico do paciente não apresentava alterações.

Resultados

A Ressonância Nuclear Magnética detectou formações expansivas nodulares, sólidas, de aspecto confluente, com realce pós contraste venoso, em regiões júgulo-carotídeas e cervicais posteriores bilateralmente, envolvendo os vasos cervicais notadamente à esquerda, medindo 6,5 x 5 x 3 cm à esquerda e 2,3 x 1,7 1,3 cm à direita, sugerindo diagnóstico de Paraganglioma de Corpo Carotídeo Bilateral. Foi realizada Angiografia Cérvico-Craniana que evidenciou massa hipervascular na topografia de ambas as bifurcações carotídeas, sendo maior à esquerda. Os níveis séricos de catecolaminas eram normais, mostrando-se tratar de tumores não funcionantes.

Conclusões/Considerações finais

O número de casos registrados na literatura médica mundial com bilateralidade deste tipo de Paraganglioma é pequeno, entre 2 a 10% dos casos de Paragangliomas de Corpo Carotídeo, e por isso a importância de conhecer os aspectos clínicos desta patologia para diagnóstico e tratamento precoces.

Palavras Chaves

Paraganglioma de Corpo Carotídeo, Bilateral, Tumor Neuroendócrino

Área

Clínica Médica

Autores

Helena Carvalho Moura, Artur de Sousa Medeiros, Ilka Rocha Florêncio Rodrigues, Larissa Ingrid Frazão Vasconcellos, Moara Maria Silva Cardozo