PARKINSONISMO ATIPICO- DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM A DOENÇA DE PARKINSON: RELATO DE CASO E REVISÃO DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Introdução: O Parkinsonismo atípico compreende um distúrbio de movimento que incluiu um grupo heterogêneo de doenças, que se caracterizam por parkinsonismo, pouca resposta a levodopa e outros fatores sugestivos como congelamento, instabilidade e quedas precoces.
Objetivos: Relatar um caso de Parkinsonismo atípico, discutir o diagnóstico diferencial com a Doença de Parkinson (DP) bem como os critérios diagnósticos.
Métodos: Revisão de prontuário médico e literatura especializada.
Relato do caso: homem, branco, 76 anos, apresentou há 2 anos redução da mobilidade do membro inferior direito, com episódios de “congelamento” do membro. Houve aumento na frequência dos episódios nos meses seguintes, com quedas associadas. A marcha foi se tornando mais difícil de realizar, com necessidade de apoio. Iniciado tratamento com Levodopa/benzerasida (400/100 mg/dia), sem melhora clínica; o quadro motor manteve-se de forma progressiva. Ao exame: bradicinesia e rigidez muscular assimétrica, em membro inferior direito; marcha em pequenos passos, com necessidade de auxílio e tendência de queda. Sem déficits neurológicos focais e alterações motoras nos demais membros; sem alterações cognitivas perceptíveis. Laboratório sem alterações. RM de crânio e medula sem alterações significativas. SPECT cerebral demonstrou disfunção dopaminérgica nigro-estriatal de grau moderado a acentuado (potencial de ligação do radiotraçador: NBE=0,47;NBD=0,34V.N= >0,6).
Conclusões: Trata-se de um caso de parkinsonismo primário de predomínio crural, assimétrico. O paciente não preencheu até o momento critérios para DP. A pouca, ou nenhuma resposta a levodopa é um critério contrário a DP e que pode predizer outro diagnóstico desse grupo de doenças. Como não há causas secundárias para esses sintomas, conclui-se tratar de um parkinsonismo primário, e dito atípico, em razão de não corresponder a evolução natural da DP e ser passível de preencher critérios para outras formas de parkinsonismos no futuro.
Parkinsonismo atípico, distúrbio de movimentos, Doença de Parkinson.
Clínica Médica
Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil
Marina Nolasco Manhães Gomes Barreto, Thaís Ribeiro Melo, Wellington dos Santos Ferreira Júnior, Ana Carolina Leite Ribeiro, Vanderson Carvalho Neri