14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PARKINSONISMO ATIPICO- DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM A DOENÇA DE PARKINSON: RELATO DE CASO E REVISÃO DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Parkinsonismo atípico compreende um distúrbio de movimento que incluiu um grupo heterogêneo de doenças, que se caracterizam por parkinsonismo, pouca resposta a levodopa e outros fatores sugestivos como congelamento, instabilidade e quedas precoces.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de Parkinsonismo atípico, discutir o diagnóstico diferencial com a Doença de Parkinson (DP) bem como os critérios diagnósticos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Revisão de prontuário médico e literatura especializada.

Resultados

Relato do caso: homem, branco, 76 anos, apresentou há 2 anos redução da mobilidade do membro inferior direito, com episódios de “congelamento” do membro. Houve aumento na frequência dos episódios nos meses seguintes, com quedas associadas. A marcha foi se tornando mais difícil de realizar, com necessidade de apoio. Iniciado tratamento com Levodopa/benzerasida (400/100 mg/dia), sem melhora clínica; o quadro motor manteve-se de forma progressiva. Ao exame: bradicinesia e rigidez muscular assimétrica, em membro inferior direito; marcha em pequenos passos, com necessidade de auxílio e tendência de queda. Sem déficits neurológicos focais e alterações motoras nos demais membros; sem alterações cognitivas perceptíveis. Laboratório sem alterações. RM de crânio e medula sem alterações significativas. SPECT cerebral demonstrou disfunção dopaminérgica nigro-estriatal de grau moderado a acentuado (potencial de ligação do radiotraçador: NBE=0,47;NBD=0,34V.N= >0,6).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Trata-se de um caso de parkinsonismo primário de predomínio crural, assimétrico. O paciente não preencheu até o momento critérios para DP. A pouca, ou nenhuma resposta a levodopa é um critério contrário a DP e que pode predizer outro diagnóstico desse grupo de doenças. Como não há causas secundárias para esses sintomas, conclui-se tratar de um parkinsonismo primário, e dito atípico, em razão de não corresponder a evolução natural da DP e ser passível de preencher critérios para outras formas de parkinsonismos no futuro.

Palavras Chaves

Parkinsonismo atípico, distúrbio de movimentos, Doença de Parkinson.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marina Nolasco Manhães Gomes Barreto, Thaís Ribeiro Melo, Wellington dos Santos Ferreira Júnior, Ana Carolina Leite Ribeiro, Vanderson Carvalho Neri