14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mieloma Múltiplo em paciente com menos de 50 anos: epidemiologia inesperada

Fundamentação/Introdução

Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica rara (6 casos/100.000 habitantes); dois terços dos pacientes têm mais que 65 anos. Um dos critérios diagnósticos envolve a presença de pelo menos 10% de plasmócitos associado à detecção de proteína monoclonal sérica e/ou urinária.

Objetivos

Chamar atenção para a possibilidade da doença mesmo fora da faixa etária habitual.

Delineamento/Métodos

Consulta de prontuário médico e base de dados Pubmed/Medline.

Resultados

Homem, 47 anos, do sul de Minas, operador de máquinas, chegou ao Hospital Universitário Alzira Velano com dor torácica bilateral há 11 dias, não ventilatório-dependente, que piorava aos movimentos, iniciada após trauma contuso no trabalho, sem tosse ou febre. Tinha dor lombar mecânica, astenia e anorexia progressivas. Estava hipocorado 3+/4+, com crepitações finas em base pulmonar direita. Hemoglobina 6,3 g/dL; VCM 89 fL; leucócitos 9.080/mm3 (segmentados 5.811/mm3); plaquetas 59.000/mm3. Creatinina 4,65 mg/dL, ureia 103 mg/dL, proteinúria de 300mg/dL; DHL 938UI; cálcio iônico de 2,3 mmol/L (alto). Eletroforese de proteínas: albumina 3,03 g/dL com pico monoclonal em região de gamaglobulina 15,6%. Imunofixação sérica com proteína monoclonal Kappa isolada; aguarda imunofixação urinária. Radiografia de coluna torácica sugerindo fratura de T4 e T8 sem desabamentos ou compressões. Dosagem de IgA, IgM e IgG discretamente reduzidas; aguarda IgD e IgE. Mielograma: 40% de plasmócitos, com presença de plasmablastos, plasmócitos displásicos e binucleados; cariótipo em andamento. Imunohistoquímica de medula óssea com monoclonalidade para cadeia leve Kappa. Classificação de ISS III. Paciente foi referenciado ao serviço cadastrado de oncohematologia regional; encontra-se estável em tratamento de indução, sem intercorrências.

Conclusões/Considerações finais

MM ocorre comumente em pacientes com mais de 65 anos; somente 25% dos casos são diagnosticados em pacientes com menos de 55 anos. Mesmo em pacientes mais jovens, sintomas de dores ósseas associados ao aumento de escórias renais, anemia normocítica e hipercalcemia chamam a atenção para o diagnóstico possível de MM. Apesar do paciente relatado ter menos que 50 anos, o quadro clínico sugestivo motivou a investigação com diagnóstico imediato a partir da internação, o que possibilitou o tratamento adequado antes de complicações graves que aumentassem a morbimortalidade.

Palavras Chaves

Mieloma, epidemiologia, atípico

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Alzira Velano - Minas Gerais - Brasil, Universidade José do Rosário Velano - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafael Pereira Marinho, Iara Baldim Rabelo, Jeane Almeida Prates, Carlos Eduardo Engel Velano, Luccas Diniz E Garcia