14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PIODERMA GANGRENOSO EM PACIENTE COM RETOCOLITE ULCERATIVA TRATADO COM INFLIXIMAB E CORTICOTERAPIA EM HOSPITAL MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Pioderma Gangrenoso (PG) é uma dermatose neutrofílica rara. Observam-se pústulas hemorrágicas, nódulos dolorosos ou múltiplas vesicopústulas que evoluem para úlceras destrutivas com bordas bem delimitadas, elevadas e violáceas apresentando centro necrótico. Estima-se que sua incidência ocorra entre 3 a 10 casos por milhão de pessoas/ano. Não há estudos controlados que comprovem a eficácia das opções terapêuticas disponíveis.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente com diagnóstico de PG associado à Retocolite Ulcerativa (RCU) e seu tratamento com imunossupressor.

Delineamento/Métodos

Relato feito por investigação clínica e revisão literária.

Resultados

M. S. P. S., 52 anos, feminino, portadora de RCU, em uso crônico de mesalazina e azatioprina. Procurou atendimento com lesão ulcerada dolorosa e áreas de necrose em panturrilha direita com um mês de duração. Inicialmente, a lesão nodular, endurecida, de base eritematosa, dolorosa, dificultando deambulação, e evoluiu em um mês para úlcera com centro necrótico, bordas violáceas pouco elevadas e áreas hemorrágicas. Nega febre, ferimentos e traumas prévios à lesão.
Refere atendimento prévio em unidade de urgência, onde foi prescrita cefalexina, sem melhora. Internada com a suspeita de úlcera varicosa. Esta hipótese foi excluída, sendo prescrito ceftriaxone e clindamicina por provável celulite após serem colhidas culturas e biópsia excisional da ferida.
Na cultura de secreção foi isolado Staphylococcus aureus multissensível e na cultura de fragmento de tecido, Corynebacterium sp. não diftérico e Staphylococcus coagulase negativo, trocando-se os antibióticos por oxacilina. Análise anatomopatológica evidenciou dermatite neutrofílica aguda.
Dada a evolução desfavorável da lesão, diagnosticou-se PG, sendo administrado prednisona 1 mg/kg/dia e três doses de infliximabe, com melhora clínica, redução da dor e da lesão. Recebeu alta com seguimento ambulatorial em desmame de prednisona.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de PG, na maior parte dos casos, é feito por exclusão de outras hipóteses. Mas, nos casos de lesões ulcerativas de pele associadas às doenças inflamatórias, seu diagnóstico deve ser lembrado já que existe uma associação em até 50% dos casos. Não há protocolos de tratamento do PG. As opções terapêuticas são diferentes esquemas de antibióticos de amplo espectro (para tratar infecções associadas), corticosteróides, imunossupressores e imunomoduladores.
Este caso sugere que o infliximabe é efetivo e seguro no tratamento de PG associado à RCU.

Palavras Chaves

Pioderma gangrenoso; retocolite ulcerativa; infliximabe

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Miguel Couto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Letícia Pádua Lauande, Renata de Freitas Fachada, Amanda Saavedra Calé da Costa, Larissa Peixoto Rangel Rodrigues, Paula Morais Gomes de Oliveira