14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA UROTELIAL COM DIFERENCIAÇÃO ESCAMOSA

Fundamentação/Introdução

O câncer de bexiga ocupa a quinta e a décima terceira posição em incidência em homens e mulheres na região Sudeste do Brasil e está associado a uma proliferação anormal do urotélio. Dentre os principais fatores de risco podemos destacar o tabagismo, infecções, cateteres vesicais, cálculos vesicais, idade maior que 40 anos e sexo masculino. O tipo histológico mais comum é o tumor derivado de células transicionais, no entanto, 3 a 7% dos casos correspondem aos carcinomas de células escamosas e 2% adenocarcinomas. Os principais sintomas são a hematúria intermitente macro ou microscópica e demais sintomas irritativos urinários (polaciúria, disúria e urgência miccional).

Objetivos

Relatar um câncer raro de grande importância médica.

Delineamento/Métodos

Relato de caso e revisão de prontuario.

Resultados

J.C.I, 57 anos, ex-tabagista e ex-etilista, hipertenso e diabético, foi internado no dia 07/12/2016 para investigação de hematúria intermitente de início há 2 anos associado a dor hipogástrica. A ultrassonografia de rins e vias urinárias do dia 07/11/2016 constatou bexiga com espessamento vegetante em trígono vesical e dilatação do sistema coletor à montante. No dia 15/12/2016 foi submetido à ressecção transureteral de lesão vesical, cujo anatomopatológico trazido no dia 01/02/2017 evidenciou um carcinoma urotelial com diferenciação escamosa, tumor sólido com infiltração extensa para a camada muscular. Diante disto, J.C.I foi submetido a cistoprostatectomia e derivação urinária com ureteroileostomia de Bricker no dia 13/03/2017 com duração de 4 horas, sangramento de 1200 mL sem administração de hemoderivados e hemoglobina final de 9,0 g/dL, com posterior internação em unidade de terapia intensiva (UTI). No dia 15/03/2017 evoluiu com quadro febril, taquicardia, dor abdominal difusa com sinais de irritação peritonial e instabilidade hemodinâmica. Devido ao quadro clínico apresentado, fora realizado laparotomia exploradora de urgência, sem detecção da causa do quadro descrito. Em 20/03/2017 recebeu alta da UTI. O paciente em questão permaneceu internado na enfermaria para vigilância da diurese e de possíveis sangramentos até o dia em que este relato de caso foi descrito.

Conclusões/Considerações finais

O carcinoma urotelial com diferenciação escamosa é uma neoplasia rara de evolução rápida e agressiva. Visto isso, diante da suspeita de casos como esse, o diagnóstico precoce e a intervenção rápida são de extrema importância para garantir um bom prognóstico ao paciente.

Palavras Chaves

Palavra-chave 1: Carcinoma urotelial Palavra-chave 2: Câncer de bexiga Palavra-chave 3: Uro-oncologia

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

JOHNNATHAN SERGE RODRIGUES SILVA, AMANDA ALTOE SATLHER, ALEX LOZE ROCHA, LUIZA SEIDEL DALA BERNARDINA, RODRIGO ZON SOARES