14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Piomiosite tropical causada por Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução
A piomiosite tropical é uma infecção bacteriana aguda, incomum, provocada na maioria das vezes pelo Staphylococcus aureus, que resulta na formação de abscessos musculares. Acomete geralmente indivíduos com comprometimento imunológico e pode existir correlação com trauma local ou porta de entrada.

Objetivos

Objetivo
Relatar um caso de piomosite tropical causada Staphylococcus aureus resistente à meticilina, em um adulto jovem, portador de diabetes mellitus tipo 1. Abordando as manifestações clínicas, achados laboratoriais e tratamento.

Delineamento/Métodos

Relato do caso
Paciente 32 anos, masculino, diabético, refere furunculose em região dorsal, sem melhora após uso de cefalexina. Após 10 dias evoluiu com febre, edema, dor, rubor e endurecimento no dorso à direita. Durante a evolução do quadro apresentou queda da própria altura e dois dias depois notou dor e edema endurecido da coxa direita, com mobilidade preservada .Exames complementares: foi solicitado hemograma completo que apresentava 28.000 leucócitos com 10 bastões e colhidas hemoculturas. Realizada tomografia computadorizada de tórax e coxa direita que evidenciaram coleções na topografia do músculo latíssimo do dorso e vasto intermédio.

Resultados

Foi Iniciado tratamento com oxacilina associado a ceftriaxone e submetido a drenagem cirúrgica dos abscessos. O material obtido foi enviado para cultura. Como houve crescimento de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, no material colhido dos abscessos, o antibiótico foi trocado para vancomicina. As hemoculturas foram negativas. Recebeu alta hospitalar ao final da quarta semana após melhora clínica e laboratorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais
Além do Staphylococcus s aureus, outros microorganismos possíveis são: Streptococcus pneumoniae, Enterobactérias (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Salmonella spp.), Pseudomonas aeruginosa, e Anaeróbios. Os músculos do quadríceps, glúteos e tronco são mais acometidos, cuja regra é o acometimento muscular único. O tratamento empírico consiste na administração de penicilina beta lactamase resistente, como a oxacilina. O ajuste do antibiótico deve ser feito após resultado da cultura. Em casos de sepse a associação com aminoglicosídeos é indicada. Na maioria dos casos a drenagem cirúrgica é fundamental. Como diagnóstico diferencial temos a trombose venosa profunda, hematoma muscular, sarcoma de partes moles, osteomielite e artrite séptica.

Palavras Chaves

Piomiosite Tropical

Área

Clínica Médica

Autores

Sulamita Dutra, Sarah Ribeiro Bustamante, Juliana Rodrigues Garcia , Barbara Botelho Schiavo, Luiz Roberto Fernandes