14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE COMPRESSÃO DA VEIA ILÍACA: CAUSA SUBDIAGNOSTICADA DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Compressão da Veia Ilíaca (SCVI) ou Síndrome de May-Thurner é uma condição clínica na qual a artéria ilíaca comum direita (AICD) comprime extrinsecamente a veia ilíaca comum esquerda (VICE). Estima-se uma incidência de 18 a 49% em portadores de trombose venosa profunda (TVP) do membro inferior esquerdo (MIE) e tem uma predileção por mulheres entre a 2ª e 4ª décadas de vida.

Objetivos

OBJETIVOS: Descrever a investigação diagnóstica e tratamento de um caso de TVP em um paciente com SCVI.

Delineamento/Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: Mulher de 72 anos, portadora de dislipidemia e insuficiência venosa crônica recorre à Emergência por quadro com dois dias de evolução de dor e edema em MIE. Tinha sido submetida à escleroterapia de varizes dos membros inferiores 12 dias antes do início dos sintomas. Apresentava MIE com rubor, edema 3+/4+, mole, quente e doloroso à digitopressão e empastamento até a raiz da coxa. Pulso pedioso encontrava-se preservado e com boa amplitude. Ultrassonografia com doppler colorido mostrou TVP extensa em MIE com acometimento da VICE. Foi instituída anticoagulação com Enoxaparina e internada para acompanhamento clínico e investigação diagnóstica. Angiotomografia de abdome e pelve evidenciou compressão da porção medial da VICE pela AICD determinando acentuada estenose compatível com SCVI. Foi avaliada pela Cirurgia Vascular, que optou por trombólise in situ com colocação de stent auto-expansível em VICE e implante de filtro de veia cava inferior.

Resultados

(CONTINUAÇÃO DA DESCRIÇÃO DO CASO): A paciente evoluiu no pós-operatório de forma satisfatória, com melhora dos sintomas e recebeu alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial anticoagulada com Rivaroxabana.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A SCVI é uma doença ainda pouco conhecida e diagnosticada, sendo necessário um maior grau de suspeição em pacientes com alterações venosas, como insuficiência venosa crônica e TVP em MIE. O diagnóstico precoce impede a formação de lesões irreversíveis, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e prevenir fenômenos tromboembólicos. Estudos recentes mostram que a técnica endovascular combinada à angioplastia com balão e implante de stent é o tratamento de escolha por trazer melhores resultados na recanalização do sistema venoso ilíaco.

Palavras Chaves

Palavras-chave: síndrome de Compressão da Veia Ilíaca; artéria ilíaca; veia ilíaca; trombose venosa profunda.

Área

Clínica Médica

Autores

CASSIO LUIS TAVARES DIAS, LEONARDO GERHARDT LOPES, MONICA AMORIM OLIVEIRA, PEDRO PIMENTA MELLO SPINETI, HELEN CRISTIAN PESSONI