14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Neutropenia Febril Induzida por Levamisol: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A agranulocitose induzida por fármacos é bem conhecida na literatura, dentre eles está o Levamisol, um anti-helmíntico que também possui propriedades imunomodulatórias. A ocorrência de neutropenia decorrente do uso crônico de cocaína adulterada com Levamisol tem sido amplamente descrita. Todavia relatos de neutropenia febril após o uso episódico desse medicamento ainda são escassos.

Objetivos

Relatar um caso de neutropenia febril recorrente em paciente adulto em uso de Levamisol.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo masculino, de 57 anos, com histórico de dois episódios de amigdalite supurativa, precedida do uso de Levamisol, para tratar herpes labial em fase de pródromo. Evoluiu com sintomas de astenia, calafrio e febre aferida de 39o C. Hemogramas repetidos confirmaram uma neutropenia importante.

Resultados

Nas duas ocasiões necessitou de internação para antibioticoterapia de amplo espectro. Na primeira, foram realizados um mielograma e uma biópsia de medula óssea, que excluíram neoplasia hematológica e confirmaram o diagnóstico de agranulocitose. Na segunda, o paciente evoluiu com sepse grave e necessitou suporte em UTI para a sua reversão. É importante salientar que o paciente utilizava a droga sem prescrição médica, não tendo informado o fato à equipe de saúde, por considerá-la inócua.

Conclusões/Considerações finais

Após traçar um paralelo entre o arquivo médico do paciente e seu histórico do uso de Levamisol, bem como proceder com investigação laboratorial, a hipótese diagnóstica de neutropenia cíclica foi descartada e chegou-se a conclusão de que os episódios de neutropenia febril eram desencadeados pelo uso do fármaco. Seu uso já tem sido desaconselhado, em alguns países, por estar associado a episódios de agranulocitose. Após a interrupção do uso de Levamisol, o paciente não apresentou novos episódios.

Palavras Chaves

Neutropenia febril, Levamisol, Agranulocitose induzida por fármacos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Isabella Brant de Moraes Palmeirão Alvarenga, Lucas Frizon Greggianin, Julio Cezar Cordeiro dos Santos, Gabriel de Barros Fernandes dos Santos, Amanda Silva Peres