14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Presença de mioedema após percussão de grupamento muscular como sinal de miopatia por hipotireoidismo

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: O hipotireoidismo pode se apresentar a partir de diferentes sinais e sintomas, sendo o envolvimento muscular comum e bem relatado na literatura. O mioedema é um dos achados nesse contexto, porém ainda pouco pesquisado na prática médica.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de hipotireoidismo com níveis elevados de TSH no qual a paciente apresentava o sinal do mioedema à percussão de grupamentos musculares sob a intenção de valorizar a sua pesquisa durante a investigação dessa hipótese diagnóstica.

Delineamento/Métodos

Descrição de caso: O presente relato descreve uma paciente do sexo feminino de 43 anos sem comorbidades prévias internada em um hospital universitário para investigação de quadro iniciado há 5 meses de fraqueza proximal em membros superiores e inferiores, edema periorbitário, pele ressacada, intolerância ao frio e constipação intestinal. Ao exame físico, encontrava-se apática, com lentificação da fala, hipohidratada, bradicárdica e bradipneica. Apresentava ressecamento cutâneo difuso por todo o corpo, sem outras alterações evidenciadas no exame físico segmentar.

Resultados

Ao percutir grupamentos musculares de membros inferiores e superiores era observado um mioedema bem localizado imediatamente na mesma área, firme, palpável, com duração de alguns segundos e desaparecimento espontâneo. Durante investigação, foi detectado nível de TSH de 182,20 mcUI/mL e T4L inferior a 0,1 ng/dL, com enzimas musculares dentro do padrão de normalidade. Iniciado tratamento direcionado com reposição de levotiroxina, paciente evoluiu com melhora dos sintomas relatados ao decorrer das semanas.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O referido caso traz a presença do mioedema à percussão de grupamento muscular em um contexto de miopatia hipotireoidea. Esse sinal semiológico é pesquisado de maneira simples e, portanto, pode ser mais valorizado na suspeita clínica desse diagnóstico, já que apesar de presente em outras situações é classicamente atribuída na literatura ao hipotireoidismo.

Palavras Chaves

Mioedema; hipotireoidismo; miopatia; sinal

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

EDUARDO MONTANARI MAJEROWICZ, ANTONIO FELICIANO FATORELLI, VINICIUS GREGORIO DOS REIS, BRUNO CEZARIO COSTA REIS, JULIO CESAR TOLENTINO