14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE EM RELAÇÃO AOS ALTOS NÍVEIS DE ABANDONO DE TRATAMENTO NO ESTADO DO AMAPÁ.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Segundo a OMS estima-se que cerca de um terço da população mundial esteja infectado com o bacilo causador da doença e que em 2015 houve 10,4 milhões de novos casos em todo o mundo. No Brasil, a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública. No estado do Amapá, apesar de ter uma taxa de incidência menor, faz-se importante um rastreio das taxas de abandono de tratamento, pois a possibilidade da cura da tuberculose depende principalmente da continuidade do tratamento.

Objetivos

OBJETIVOS: Analisar os dados epidemiológicos da tuberculose no Amapá referentes ao acompanhamento do tratamento dessa doença, no período de 2013 até 2015.

Delineamento/Métodos

DELINEAMENTO/MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal e analítico com uma abordagem quantitativa. Os dados compreendidos no período de 2013 a 2015 foram extraídos do portal eletrônico DATASUS (tabnet.datasus.gov.br) selecionando as opções “Epidemiológicas e Morbidade”, “Casos de Tuberculose”, “Tuberculose”.

Resultados

RESULTADOS: Em 2015, dentro de um total de 224 casos notificados, o exame de baciloscopia de segundo mês foi ignorado ou não realizado em 112 casos (50%), representando um aumento percentual de 1,5% em relação a 2013 e 2014, que tiveram um total de 208 e 206 casos notificados, respectivamente. O índice de baciloscopia de sexto mês ignorado ou não realizado foi de 153 casos (68,3%) em 2015, representando aumentos percentuais de 6% e 4% em relação a 2013 e 2014, respectivamente. No ano 2015, foi ignorada a situação de 83 casos (37%) ao final do tratamento, representando um aumento percentual de 35% em relação a 2014. Em 2013, nenhum caso foi ignorado na conclusão do tratamento.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constata-se que os altos índices de abandono do tratamento de tuberculose no Amapá estão relacionados a dificuldades na manutenção do acompanhamento dos pacientes, pois exames como as baciloscopias, que têm finalidade de avaliar a eficácia das drogas utilizadas durante o tratamento, são bastante negligenciadas. Dessa forma, acredita-se que a subnotificação está muito presente na realidade do estado e que é imprescindível aumentar a conscientização dos profissionais de saúde em relação às notificações e ao tratamento da tuberculose para que o paciente receba uma orientação melhor, a fim de melhorar a eficácia do acompanhamento.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Tuberculose, Amapá, Epidemiologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Rúbenns Tavares da Silva, Vanessa Moita Azevedo, Marcus Willian Braga Abreu, Mariana Freitas da Silva, Amanda Alves Fecury