14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA EM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE E AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES PÓS OPERATÓRIAS IMEDIATAS

Fundamentação/Introdução

Introdução: Estudos em diversas populações demonstram prevalências desiguais de complicações pós-operatórias em cirurgias cardíacas, dependendo do critério utilizado e das características da população estudada. No Brasil, os dados são insuficientes, necessitando de estudos que evidenciem o perfil pré-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e as principais complicações que estes apresentam no pós-operatório imediato (até 72 horas após o procedimento).

Objetivos

Objetivos: Caracterizar o perfil epidemiológico bem como avaliar as principais complicações pós-operatórias durante a permanência na UTI (unidade de terapia intensiva) dos pacientes submetidos às cirurgias cardíacas em hospital de alta complexidade localizado na cidade de Itajaí/SC.

Delineamento/Métodos

Metodologia: Estudo prospectivo observacional realizado com 116 pacientes submetidos a procedimentos cardíacos. Os dados foram coletados através de tabelas desenvolvidas pelos envolvidos no estudo. Os pacientes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido para autorizar a coleta de dados.

Resultados

Resultados: Todos os pacientes submetidos à cirurgia cardíaca durante o período da realização da coleta de dados aceitaram participar da pesquisa. Destes, 63% eram homens e 37% mulheres, com média de idade de 61,5 anos. As principais comorbidades apresentadas pelos pacientes foram hipertensão arterial sistêmica (87,9%), doença arterial coronariana (56,9%), dislipidemia (52,6%) e diabetes mellitus (33,6%). Quanto ao tabagismo, 18,1% relataram ser tabagistas e 34,5% ex-tabagistas. A prevalência de pacientes obesos foi de 22,4%. Somente 7,8% pacientes já haviam sido submetidos à procedimentos cardíacos prévios. A cirurgia mais realizada foi a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio e as principais complicações encontradas foram sangramento (21,6%) e insuficiência renal aguda (17,2%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O perfil epidemiológico dos pacientes submetidos às cirurgias cardíacas está se alterando e atualmente estão sendo operados pacientes mais idosos e com maior número de doenças de base associadas, gerando um risco cirúrgico mais elevado e consequentemente, maior incidência de complicações pós operatórias. Portanto, é imprescindível ao clínico, juntamente com a equipe de cirurgia, a decisão correta da indicação cirúrgica bem como a avaliação minuciosa do paciente no período pré e pós-operatório visando corrigir os possíveis distúrbios apresentados pelo mesmo, evitando assim a ocorrência de complicações e o aumento da morbimortalidade.

Palavras Chaves

Perfil Epidemiológico; Complicações Pós-Operatórias; Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Stephanie Theisen Konzen, Carolina Perrone Marques, Letícia Tramontin Mendes, Ana Cristina Martins dal Santo Debiasi, Marcos da Costa Melo Silva