14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Takotsubo associada a disfunção ventricular grave e presença de trombo em ventrículo esquerdo - Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Takotsubo foi descrita, primeiramente, em 1990, no Japão. Apresenta-se, clinicamente, de forma muito semelhante à Síndrome Coronariana Aguda, com elevação de enzimas cardíacas, discinesia ventricular de caráter reversível, coronárias sem lesões obstrutivas e evolução, na maioria das vezes, benigna. Poucos são os casos, entretanto, que evoluem com complicações mais graves.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é relatar um caso de Síndrome de Takotsubo evoluindo com choque cardiogênico.

Delineamento/Métodos

Relato de caso de paciente internado no período de 20/03/17 a 03/04/17.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 64 anos, sem antecedentes cardiovasculares, admitida no serviço no dia 20/03/17 referindo episódio de dor torácica de moderada intensidade com irradiação para dorso, acompanhado de mal estar e vômitos, com melhora espontânea, há 2 dias. Apresentava-se estável hemodinamicamente e assintomática, ECG de admissão demonstrando área inativa infero-lateral, associado a discreto supradesnivelamento no mesmo território. Feito medidas para SCA, considerado como diagnóstico inicial de Infarto Evoluído de parede infero-lateral; e troponina ultrasensível elevada (1091 ug/dL). Admitida UTI onde foi realizado Ecocardiograma Transtorácico (Eco), com evidência de discinesia apical e FEVE de 31% e presença de trombo ventricular; e Coronariografia, que não demonstrou presença de Doença Arterial Coronariana. Neste momento, direcionando o diagnóstico para Síndrome de Takotsubo. Após realização de Coronariografia paciente evoluiu com necessidade de uso droga vasoativa (Noradrenalina) por 3 dias. Permaneceu em UTI até o dia 24/03/17, recebendo alta hospitalar 1 dia após. Retornou ao PS no dia 26/03/17, em novo episódio de precordialgia e valores de troponina em descenso, mas ainda acima de 300 ug/dL, hipotensa, com necessidade de reintrodução de DVA (Noradrenalina e Dobutamina). Foi novamente internada para compensação do quadro clínico, com desmame de DVA no dia 31/03/17 e alta hospitalar dois dias após. Em retorno ambulatorial após 30 dias, com novo Eco, já com recuperação total de função ventricular (FEVE 65%), sem trombos e assintomática do ponto de vista cardiovascular.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Takotsubo tem, geralmente, evolução benigna. Contudo, alguns casos podem evoluir com alterações graves e com alto potencial de morbimortalidade. Por isso, o conhecimento desta entidade médica deve ser conhecida.

Palavras Chaves

Síndrome de Takotsubo; Takotsubo Syndrome; Broken-heart syndrome; Síndrome do Coração Partido

Área

Clínica Médica

Instituições

Intituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

Felipe Hering Padovani, Thiago Ferreira, Sergio Dias Silveira, Cristiano Nascimento, Rodrigo Esper