14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Manejo da Artrite Reumatóide em paciente com quadro de obesidade: relato de caso

Fundamentação/Introdução

Artrite Reumatóide (AR) é uma patologia de caráter crônico e etiologia autoimune, sendo mais comum em mulheres e cada vez mais presente na sociedade, devido ao envelhecimento da população e surgimento de novas tecnologias diagnósticas. Sua patogênese possui um cunho multifatorial, na qual múltiplos fatores inflamatórios causam uma sinovite crônica, podendo haver outras manifestações extra articulares como vasculites, bronquiolites, síndrome de Sjögren, dentre outros.

Objetivos

Apresentar um relato de caso que aborda a artrite reumatóide, as dificuldades de adesão ao tratamento, realizando uma análise sobre os possíveis manejos farmacológicos da doença em um paciente com quadro de obesidade.

Delineamento/Métodos

Caso de AR grave em paciente com obesidade, no qual houve o uso inadequado das medicações, iniciando e suspendendo o tratamento por conta própria várias vezes. Ocorreram complicações neurológicas como síncope e convulsões, passando a fazer uso de Topiramato, além de desenvolver infecção do Trato Urinário,tratada com Norfloxacino. Paciente foi submetida anteriormente à Cirurgia Bariátrica, dificultando seu quadro clínico. Passou a fazer uso de Certolizumab, obtendo melhora do quadro.

Resultados

O tratamento tem como objetivo o controle de sintomas e da progressão da doença. O tratamento medicamentoso inclui uso de anti-inflamatórios não-esteroidais, corticoesteróides e drogas modificadoras do curso da doença (DMCD). A associação de Leflunomida com o Metrotexato, DMCD padrão, mostrou efeito adicional à monoterapia. Os Anti-TNF são os primeiros fármacos a serem usados no paciente refratário a pelo menos dois DMCDs, sendo um exemplo eficaz o Certulizumab, com excelentes resultados.

Conclusões/Considerações finais

O manejo da AR envolve o uso de mais de um medicamento, de forma crônica, o que expõe o paciente a diversos efeitos adversos. Logo, é essencial que haja um acompanhamento bastante regular, de preferência por uma equipe multidisciplinar, com busca ativa tanto de sinais de melhora dos sintomas e da evolução da doença quanto de efeitos adversos, além da monitorização do estado geral do paciente.

Palavras Chaves

Artrite Reumatóide. Obesidade. Relato de caso

Área

Clínica Médica

Autores

Thaís Bernardino Lima, Maria Isabel Vidal de Andrade, Lorena Alves de Souza Leal de Araújo, Luiza Carla de Medeiros Góis, José Eyorand Castelo Branco de Andrade