14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Com Foco Pancreático: Um Relato De Caso

Fundamentação/Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, cujo principal foco é o pulmonar. O comprometimento pancreático é extremamente raro, ocorrendo em 0,25% de todos os casos de tuberculose miliar. Clínica e radiologicamente pode parecer um carcinoma pancreático, o que representa um desafio diagnóstico.

Objetivos

O trabalho tem como objetivo relatar caso de paciente com Tuberculose com foco pancreático.

Delineamento/Métodos

Neste estudo, relata-se o caso de paciente do sexo feminino, 18 anos, que evoluiu em 2 meses com quadro de dor abdominal, icterícia colestática, prurido intenso e hiperêmese. A endoscopia digestiva alta revelou gastrite erosiva e iniciou-se o tratamento com Inibidor de bomba de próton. A TC abdominal evidenciou uma impressão de imagem ovalada hipodensa bem delimitada em hilo hepático. Com a piora dos sintomas, foi solicitado Colângio-RNM, que revelou ectasia de vias biliares intra e extra hepáticas, estenose abrupta no terço médio do colédoco, com lesão infiltrativa de características agressivas, achados com aspecto neoplásico e lesão sólida no corpo do pâncreas. A biópsia da lesão pancreática por Ecoendoscopia o revelou processo inflamatório crônico granulomatoso com extensa necrose. Uma avaliação oncológica foi solicitada por suspeita de carcinoma neoplásico. Para tratamento da icterícia obstrutiva, paciente foi submetida à passagem de prótese transtumoral por Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). Durante procedimento, viu-se grande infiltrado de parede, utilizando 2 tipos de dilatadores (dilatador de Soehendra e dilatador biliar com balão) e 2 tipos de próteses (10Fr e 7Fr), êxito com a prótese de 7Fr. Seguiu com investigação etiológica e a análise do material por PCR amostrou evidências moleculares de infecção por M. tuberculosis e diagnóstico de Tuberculose com foco pancreático.

Resultados

Como trata-se de um Relato de Caso, a Descrição está substituindo Metodologia e Resultados.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico definitivo baseia-se em evidências histológicas e bacteriológicas de tuberculose. As alterações sugestivas incluem aumento das dimensões do pâncreas coleções hipodensas ou massas intrapancreáticas e linfadenopatia peripancreática.
A CPRE pode constatar obstrução decorrente do efeito de massa ou formação de estenose. O diagnóstico histológico pode ser negativo, tendo maior sensibilidade e rapidez o exame de quantificação de M.tuberculosis pela PCR. O tratamento usado é o esquema triplo de Isoniazida, Pirazinamida e Rifampicina, por 9 a 12 meses.

Palavras Chaves

Tuberculose; Pâncreas; Relato de Caso

Área

Clínica Médica

Autores

Mirna Karine de Brito Melo Escórcio, Leonardo Fortes Gomes, Lilian Mendes Nogueira, Isadora Maria Matias Batista, João Estevam da Rocha Fonseca Neto