14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato De Caso De Paciente Com Síndrome Urofacial De Ochoa Em Programa De Hemodiálise

Fundamentação/Introdução

A Síndrome De Ochoa ou Síndrome Urofacial é uma desordem autossômica cuja incidência ainda é desconhecida. Assemelha-se funcionalmente à bexiga neurogênica comportando-se como uma uropatia obstrutiva funcional. Ao exame físico apresentam mímica facial invertida ao sorrir ou chorar. Há poucas publicações sobre a Síndrome de Ochoa por isso o caso relatado visa contribuir para o conhecimento e discussão sobre a doença.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de paciente com a Síndrome De Ochoa em Programa de Hemodiálise.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino 16 anos apresenta-se em programa de hemodiálise há 4 anos. No interrogatório sintomatológico apresentava queixas de polaciúria com início aos 7 anos, quadros de pielonefrite semanais desde os 9 anos, enurese e incontinência urinária até os 13 anos. Aos 12 anos apresentava queixas de fraqueza e em exames apresentava anemia. Através de Ultrassonografia de vias Urinárias após episódio de pielonefrite foi detectado rins atróficos e sugestivos de Insuficiência Renal Crônica, entrando em hemodiálise aos 12 anos. Exame Físico: Revelou expressão facial peculiar e anormalidade da mímica facial na tentativa de sorrir.

Resultados

Como trata-se de um Relato de Caso, a Descrição está substituindo Metodologia e Resultados.

Conclusões/Considerações finais

O tratamento da doença visa prevenir a deterioração do trato superior permitindo o adequado esvaziamento da bexiga, além de que quando realizado ainda na infância pode prevenir a falência renal nesses pacientes.

Palavras Chaves

Síndrome de Ochoa. Polaciúria. Bexiga Neurogênica. Relato de caso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Uninovafapi - Piauí - Brasil

Autores

Mirna Karine de Brito Melo Escórcio, Leonardo Fortes Gomes, Lilian Mendes Nogueira, Raimundo Nonato Vaz de Sousa Filho, Taciane Silva Gonçalves