14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paciente com Estesioneuroblastoma Kadish C: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O estesioneuroblastoma (ou neuroblastoma olfatório) é um tumor neurogênico raro, que se origina do epitélio olfatório. Apesar de raro, esse tumor deve ser considerado como diagnóstico diferencial em doenças da cavidade nasal, como rinossinusites crônicas, epistaxe essencial, polipose nasal ou outras neoplasias malignas.

Objetivos

OBJETIVO: O presente trabalho pretende mostrar o caso de um paciente com um tumor classificado como Kadish C, com invasão dos seios da face, órbita e lobos frontais.

Delineamento/Métodos

Descrição: Paciente masculino, 43 anos de idade apresenta história de cefaleia há quatro meses e epistaxe nos dois meses anteriores, juntamente com apatia, amnésia, sonolência e irritação. Realizou ressonância nuclear magnética que demonstrou uma lesão expansiva e infiltrativa predominantemente sólida, de limites imprecisos, com epicentro na fossa craniana anterior e extensão intra-axial para os lobos frontais direito e esquerdo, infiltrando inferiormente a lâmina cribiforme, células etmoidais bilaterais e cavidade nasal à esquerda, com áreas císticas no componente intra-axial / encefálico. e realce heterogêneo nas regiões sólidas, medindo 7,8 x 5,6 x 7,3 cm. Foi submetido a craniotomia frontal para retirada de massa, com análise histopatológica revelando uma neoplasia maligna de pequenas células com proliferação de células hipercromáticas pequenas, áreas difusas exibindo estroma fibrilar focal, presença de rosetas (Homer-Wright e Flexner-Winters-teiner) e positividade para desmina e miogenina, caracterizando um componente rabdomiosarcomatoso na lesão e evidenciando diagnóstico de estesioneuroblastoma (ENB) de classificação Kadish C misto com diferenciação divergente. Tomografia computadorizada após a cirurgia mostrou lesão remanescente ocupando as fossas nasais, notadamente à esquerda em labirinto etmoidal.

Resultados

Como trata-se de Relato de Caso, a Descrição está substituindo Metodologia e Resultados.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: O estesioneuroblastoma é um tumor de característica muito agressiva, e por possuir características clínicas e microscópicas semelhantes às de outras doenças é passível de ser confundido e ocorrerem erros diagnósticos. Porém, é de suma importância que se exclua a possibilidade de ENB precocemente, dependendo disto o prognóstico do paciente.

Palavras Chaves

Estesioneuroblastoma, Oncologia, Clínica Médica.

Área

Clínica Médica

Autores

Daniel Vieira Coimbra, Debora Sara Neves Lima, Leonardo Fortes Gomes, Maria Clara Chaves Monteiro, Mirna Karine de Brito Melo Escórcio