14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Trombose Venosa Profunda em pacientes idosos internados por fratura de fêmur em Hospital de Maceió

Fundamentação/Introdução

Pacientes idosos submetidos a cirurgia para correção de fratura de fêmur estão sujeitos a um grande risco de desenvolvimento de Trombose Venosa Profunda, importante causa de morbidade e mortalidade.

Objetivos

Estabelecer a frequência e eficácia da profilaxia de Trombose Venosa Profunda em idosos com fratura de fêmur internados em Hospital de Maceió.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal, sendo uma seleção retrospectiva, com análise de prontuários eletrônicos de 194 pacientes com idade maior que 60 anos, entre os anos 2014 e 2017, de ambos os sexos, admitidos por fratura de fêmur no Hospital na Santa Casa de Misericórdia na cidade de Maceió.

Resultados

Da amostra de 194 pacientes, 79,3% receberam alguma profilaxia para Trombose Venosa Profunda, destes 59,7% receberam profilaxia medicamentosa e não medicamentosa (fisio motora, meias elásticas e compressão pneumática), 35,7% apenas medicamentosa e 7,7% apenas não medicamentosa. 79,8% dos pacientes eram de alto risco e 20,1% eram de risco moderado, dentre os de alto risco 9 não receberam profilaxia medicamentosa. 3 pacientes apresentaram tromboembolismo pulmonar, sendo que 1 não fez uso de nenhum tipo de profilaxia e 2 pacientes apresentaram TVP.

Conclusões/Considerações finais

Pacientes idosos submetidos a cirurgia de fratura do fêmur estão sujeitos a presença de muitos fatores de risco para o desenvolvimento de trombose venosa, o que pode resultar em uma serie de complicações, inclusive levando ao óbito. Dessa forma, a profilaxia é extremamente necessária e benéfica, sendo muito superior ao tratamento e apesar da sua utilização, os médicos devem estar atentos para a sua ocorrência.

Palavras Chaves

Trombose Venosa Profunda, Profilaxia, Fratura de fêmur

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil, Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil, Universidade Federal de Alagoas UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

Beatriz Albuquerque Oliveira , Maria Clara de Araújo Cavalcante, Fernanda Cristina Verçosa Pacheco, David Costa Buarque, Hilton José Melo Barros