14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Diabetes insipidus central: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O diabetes insipidus central (DIC) é uma doença rara, caracterizada pela incapacidade do corpo de conservar a água devido a uma secreção inapropriada do hormônio antidiurético (ADH), resultando em uma poliúria hipotônica e uma polidipsia compensatória.

Objetivos

Relatar um caso diabetes insipidus de origem central.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: paciente, sexo masculino, 28 anos, leucoderma, sem patologias pregressas, iniciou com queixas de poliúria (7 litros) e polidpsia em feveireiro de 2017. Negava sintomas associados. Foram realizados diversos exames complementares, dentre eles glicemia, ultrassonografia, ressonância magnética, hemograma, urina rotina, todos sem alteração.

Resultados

Em segunda avaliação, em março de 2017, foram solicitados novos exames, dentre sorologias, dosagens hormonais, provas inflamatórias, angiorresonância e exames urinários, que demonstraram alteração apenas na diminuição do valor da osmolalidade urinária (110 mOsm/kg). Sendo aventada a hipótese de DI o paciente foi submetido ao teste de restrição hídrica que confirmou o diagnóstico de DIC completa. Na busca etiológica da patologia, mais exames foram realizados, todos sem alteração. O paciente foi tratado com desmopressina intranasal, com resolução completa dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

O caso apresentado ilustra de forma didática as manifestações do DIC, demonstrando a importância da investigação e o uso de testes específicos para o diagnóstico. Apesar do diagnóstico sindrômico o fator etiológico nem sempre é definido, como apresentado pelo caso e confirmado pela literatura.

Palavras Chaves

Diabetes insipidus central - Poliúria - Polidipsia

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário de Patos de Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

ISADORA ANDRADE RABELO, KATIA ALVES RAMOS