Diabetes insipidus central: um relato de caso
O diabetes insipidus central (DIC) é uma doença rara, caracterizada pela incapacidade do corpo de conservar a água devido a uma secreção inapropriada do hormônio antidiurético (ADH), resultando em uma poliúria hipotônica e uma polidipsia compensatória.
Relatar um caso diabetes insipidus de origem central.
Descrição do caso: paciente, sexo masculino, 28 anos, leucoderma, sem patologias pregressas, iniciou com queixas de poliúria (7 litros) e polidpsia em feveireiro de 2017. Negava sintomas associados. Foram realizados diversos exames complementares, dentre eles glicemia, ultrassonografia, ressonância magnética, hemograma, urina rotina, todos sem alteração.
Em segunda avaliação, em março de 2017, foram solicitados novos exames, dentre sorologias, dosagens hormonais, provas inflamatórias, angiorresonância e exames urinários, que demonstraram alteração apenas na diminuição do valor da osmolalidade urinária (110 mOsm/kg). Sendo aventada a hipótese de DI o paciente foi submetido ao teste de restrição hídrica que confirmou o diagnóstico de DIC completa. Na busca etiológica da patologia, mais exames foram realizados, todos sem alteração. O paciente foi tratado com desmopressina intranasal, com resolução completa dos sintomas.
O caso apresentado ilustra de forma didática as manifestações do DIC, demonstrando a importância da investigação e o uso de testes específicos para o diagnóstico. Apesar do diagnóstico sindrômico o fator etiológico nem sempre é definido, como apresentado pelo caso e confirmado pela literatura.
Diabetes insipidus central - Poliúria - Polidipsia
Clínica Médica
Centro Universitário de Patos de Minas - Minas Gerais - Brasil
ISADORA ANDRADE RABELO, KATIA ALVES RAMOS